Ir para o conteúdo

Ministra da Ciência e Tecnologia anuncia investimento de 1,2 bilhão para infraestrutura de pesquisas nas IFES

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Andifes
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta quinta (14) investimentos em programas de incentivo à infraestrutura e pesquisas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O anúncio foi feito na 164ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília. 
 
Entre os programas, o destaque foi para o "Pró-Infra", destinado a viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa. No edital, o valor anual de investimento previsto no programa é de R$ 1,2 bilhão.
 
A ministra ressaltou a importância das pesquisas realizadas em instituições federais e o compromisso que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem com elas. "Não existe, quando pensamos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico que não seja através das nossas instituições federais de ensino superior. As universidades brasileiras são o que há de melhor, são a excelência da inteligência e da produção científica brasileira. Nossa parceria com as universidades, através da Andifes, é estratégica para a política de ciência e tecnologia brasileira", afirmou.
 
Luciana estava acompanhada do presidente da Finep, Celso Pansera; do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin; do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão; e de representantes de entidades vinculadas ao Ministério.
 
A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, ressaltou a importância desses investimentos destinados às instituições federais. "Nessa reunião extraordinária, tivemos a oportunidade de avaliar os desafios enfrentados e vencidos pelas IFES brasileiras no ano de 2023. Entendemos que a questão do orçamento ainda está na tônica desse debate, mas as perspectivas para os próximos anos são animadoras. Exemplo disso foi esse anúncio de R$ 1,2 bilhão, pela ministra Luciana Santos, para serem investidos em infraestrutura de pesquisa nas IFES."
 
Ainda sobre o orçamento das IFES, a Andifes divulgou nota pedindo sua recomposição para 2024. Confira.
 

design_sem_nome_11.png

Presença de reitores na reunião
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais