Ir para o conteúdo

Manifestação de solidariedade à Deputada Federal Célia Xakriabá

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
A Universidade Federal de Ouro Preto, ao repudiar qualquer forma e ato de racismo, vem manifestar solidariedade à deputada Federal Célia Xakriabá e suas assessoras indígenas, que sofreram constrangimento proferido por alguns turistas em um restaurante localizado no centro histórico da cidade.
 
As raízes profundas do Brasil Colônia que naturalizavam uma falsa inferioridade dos indígenas que aqui viviam, incentivadoras de inúmeros genocídios tipificados ao longo de nosso doloroso processo civilizatório, infelizmente continuam vivas.
 
Isso significa que crises e sofrimentos experimentados ao longo dos anos ainda persistem, a exemplo do caso dos Yanomami, e constrangimentos rotineiros contra representações que lutam para que isso não mais ocorra, seja aqui, seja acolá. Por isso, não podemos aceitar o mínimo retrocesso de qualquer avanço conquistado ao longo desses anos.
 
O ato também pode estar carregado por aspectos de misoginia. Os mesmos opressores que tentam sufocar a ascensão das referências dos nossos povos originários, também tentam restringir o posicionamento das mulheres em posições de destaque.
 
Ouro Preto, símbolo da opressão contra os povos Bonrum Kren, que aqui viveram durante o Ciclo do Ouro, e ainda vivem, precisa virar a página do preconceito, não podendo ser mais palco da intolerância racial.
 
A esperança que manifestamos para essa mudança paradigmática, no entanto, se dá, por exemplo, na própria reação da proprietária e funcionários do restaurante onde ocorreu o episódio, colocando-se ao lado das indígenas, segundo relatos de membros de nossa comunidade que estavam presentes no local naquele momento constrangedor, o que nos fortalece a reforçar o clamor por justiça.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Junior – Vice-reitor

Veja também

12 Junho 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será contemplada com cerca de R$60 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento...

Leia mais

8 Junho 2024

Com profundo pesar, informamos o falecimento de Vicente de Paula Cândido, ocorrido neste sábado (8). Carinhosamente conhecido como Vicentão, ele...

Leia mais

3 Junho 2024

Em junho, o Centro de Artes e Convenções da UFOP será palco de diversos eventos culturais. A programação inclui, dentre...

Leia mais

21 Maio 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), representada pela reitora Cláudia Marliére, participa nesta semana do Seminário e Conselho Pleno...

Leia mais