Ir para o conteúdo

Lei garante uso permanente dos prédios do Icsa pela UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, sancionou nesta quarta (13), a Lei nº 3.740, que garante o uso permanente dos prédios do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) pela UFOP. 
 
Segundo a reitora Cláudia Marliére, a permanência da UFOP na região é algo extremamente enriquecedor. "Estar aqui ajuda, não só a Universidade, como também a cidade de Mariana, seja pela formação dos nossos profissionais, os quais inserem o ensino superior na cidade, seja como uma universidade que ajuda nesse crescimento econômico e social do município. Avalio que essa ação é tão importante pois garante uma segurança à comunidade. É muito ruim estarmos em um espaço que não é nosso, onde não sabemos se e quanto tempo vamos ficar, então a assinatura desse projeto é muito importante por isso também". 
 
O vice-reitor Hermínio Nalini afirma que este é um passo de grande importância na direção do fortalecimento das ações do Icsa em Mariana. "Mesmo em tempos difíceis, a UFOP não tem medido esforços para entregar um trabalho de imensa qualidade para a sociedade brasileira, tanto no campo de ensino, como de cultura, pesquisa e inovação. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses serviços em Mariana, assim, a recente aprovação desse projeto de lei é um grande avanço. Continuaremos com o nosso dever de colaborar para o desenvolvimento social e econômico das cidades, principalmente aquelas onde estamos presentes."
 
De acordo com o diretor do Icsa, José Donadon, esta é uma conquista que precisa ser comemorada, já que garante que os professores, técnicos administrativos e alunos continuem realizando o trabalho na cidade. "É importante que o Instituto tenha segurança jurídica para continuar a construir os seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, que realizam os sonhos de Mariana de ser Cidade Educadora. Agradecemos a visão de gestor público do prefeito municipal, que compreendeu a importância de garantir a Mariana a presença dessa unidade acadêmica da UFOP". Além disso, Donadon afirmou que o Icsa conta com diversos projetos futuros, como a Rádio UFOP Educativa, que vai ter capacidade de promover a educação e a inserção cultural até nos distritos da cidade. 
 
O prefeito de Mariana também comemora o convênio entre a prefeitura e a UFOP: "Sabemos da importância da UFOP em nossa cidade. Os estudantes e professores que aqui residem movimentam toda nossa cadeia produtiva. Além disso, há os estágios que a prefeitura oferece para os acadêmicos da universidade, temos um retorno imenso para Mariana. Por isso, fico muito feliz de ceder esse imóvel para utilização da UFOP, sem prazo determinado".
 
Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, a lei é uma conquista também para a sociedade marianense. Ele destaca a importância das duas unidades da UFOP que estão na cidade, o Icsa e o Insitutto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e o trabalho que tem sido feito pela Universidade para se chegar a esta conquista. "O diálogo com o município foi estreitado recentemente com o prefeito, que não mediu esforços para o atendimento da nossa demanda. A sociedade ganha muito com isso, visto que vão ser mantidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, uma oferta de ensino público e de qualidade, tudo propiciado pelos serviços que a Universidade oferece, associado a campo econômico e social."
 
ICSA - Criado em 2008, o Instituto oferece quatro cursos de graduação: Jornalismo, Serviço Social, Administração e Economia. São ofertados ainda dois mestrados — Comunicação Social e Economia Aplicada — e uma especialização em Empreendedorismo. A comunidade acadêmica promove pesquisa e extensão voltada para a comunidade marianense, além de fomentar a economia local. Donadon afirma que o Instituto busca o fortalecimento das relações colaborativas com o município, ao oferecer estagiários qualificados para os setores de comunicação, economia, gestão de pessoas, gestão pública e assistência social. 
 
Veja mais no Boletim da TV UFOP: 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais