Ir para o conteúdo

Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas retoma aulas na segunda (22)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Depois da chuva com fortes ventos que atingiu João Monlevade na última segunda (15), causando danos a prédios do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), a Universidade realizou obras emergenciais. Com a liberação da Defesa Civil, as aulas já podem ser retomadas.

O trabalho começou imediatamente após a chuva. Na terça (16), equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) e da Prefeitura do Campus (Precam) visitaram a Unidade para avaliar os danos e iniciar o planejamento das medidas provisórias  necessárias para garantir a segurança dos alunos e retomar as aulas no prazo mais curto possível  e dos reparos definitivos. Na quarta (17), o vice-reitor Hermínio Nalini também foi ao Icea.

A partir da avaliação foi feita a limpeza da área e a instalação de compensado para fechar as janelas e proteger o prédio das chuvas e ventos. O trabalho foi finalizado na quinta e, nesta manhã, o prédio foi liberado para aulas.

REPAROS DEFINITIVOS – Nesta semana, a reitora Cláudia Marliére se reuniu com o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), Mauro Luiz Rabelo, na busca de uma verba emergencial para que sejam feitos os reparos definitivos nos prédios do Icea. O MEC já garantiu o apoio. Na UFOP, a Precam trabalha nos procedimentos para liberar a licitação e, assim, iniciar as obras logo que seja possível.

O objetivo é também evitar que danos como os desta semana se repitam. Para isso, além de consertar as janelas e portas quebradas, serão feitas obras para reforçar as esquadrias das janelas.

Na segunda, duas pessoas tiveram escoriações, foram levadas ao hospital e passam bem. Agora, a Universidade também busca evitar que haja feridos em situações similares. Para isso, a Reitoria pretende elaborar um projeto de segurança, que incluirá treinamentos para evacuação de prédios e outras atitudes que a comunidade acadêmica deve tomar em casos emergenciais. A ideia é que o projeto seja desenvolvido em todos os campi.

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais