skip to content

Evento que celebra 20 anos da Engenharia Ambiental da UFOP recebe inscrições

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos
Para celebrar a data, estudantes do Departamento de Engenharia Ambiental (Deamb) promovem uma semana de reflexões sobre a atuação profissional em busca do equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a exploração de recursos naturais finitos, com vistas a promover o desenvolvimento sustentável. 
 
No webinar, que acontece entre 4 e 6 de novembro, serão apresentados os contextos de criação dos cursos de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Brasil e no restante do mundo. Entre os convidados estão professores, pesquisadores e engenheiros egressos da Universidade. 
 
O tutor da organização do evento, professor Aníbal da Fonseca Santiago, aponta os desafios de planejar a cerimônia durante a pandemia: "Não tem olho no olho, então sempre sobra o receio de algo não estar andando. Por outro lado, temos a oportunidade ímpar de convidar palestrantes e debatedores de todos os cantos do país, sem custo algum".
 
Aberto a toda a comunidade, o evento será totalmente gratuito e transmitido pelo YouTube. Os interessados devem se inscrever pelo formulário
 
Confira a programação.
 
HISTÓRICO - No Brasil, a resolução nº 48, de 27 de abril de 1976, do extinto Conselho Federal de Educação, tornou obrigatório o tema "ciências ambientais" nos cursos de engenharia do país. Na UFOP, cada departamento se responsabilizou por ofertar a disciplina nas graduações das engenharias de Minas, Geológica, Metalúrgica e Civil.
 
Depois de 22 anos, Leonardo Barbosa Godefroid, então diretor da Escola de Minas, indicou a comissão responsável pelo projeto de criação do curso, constituída integralmente por docentes do Departamento de Geologia, devido à afinidade com a temática. Os primeiros estudantes ingressarem na Universidade no segundo semestre do ano 2000.
 
A proposta da nova graduação privilegiou a abordagem geológica, minero-metalúrgica e de recursos hídricos, e os egressos deveriam apresentar formação cada vez mais voltada às questões socioambientais emergentes, como aquelas relativas a avaliações de risco geológico, recursos energéticos e estudos das alterações climáticas. 
 
Desde 2004, mais de 300 engenheiros ambientais se graduaram no curso da UFOP. Posicionada entre os 10 cursos com nota 5 no Enade — são 202 cursos espalhados pelo Brasil —, a graduação em Engenharia Ambiental da UFOP também se destaca na tradicional avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril, em que tem reiteradas vezes recebido o selo de cinco estrelas. 

 

Veja também

29 Outubro 2020

O resultado das chapas eleitas para representação no Conselho Universitário (Cuni) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)...

Leia mais

20 Outubro 2020

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento de Vitor Franco, estudante de doutorado da...

Leia mais

19 Outubro 2020

A reunião tem início às 10h. Acompanhe aqui:

Leia mais

13 Outubro 2020

A comissão Eleitoral divulgou hoje o resultado parcial das eleições para representantes do Cuni e do Cepe. Acesse.

Leia mais