Ir para o conteúdo

Escola de Minas da UFOP celebra 143 anos de fundação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves

Fundada pelo cientista francês Claude Henri Gorceix no dia 12 de outubro de 1876, a Escola de Minas é considerada pioneira em estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos. A data, que é tradicional no calendário acadêmico da Universidade, foi celebrada em uma sessão solene realizada no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, no último sábado (12). 

Docentes e técnicos administrativos aposentados, ex-alunos e repúblicas estudantis da cidade foram homenageados durante a cerimônia de comemoração do 143° aniversário da Escola de Minas.

Segundo o diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, a cerimônia anual é uma forma de aproximar pessoas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da instituição, responsável por formar gerações de profissionais. "Este é um momento de congraçamento, de relembrar as histórias antigas e rever os amigos, o que é extremamente importante para a Universidade", afirma. 
 

A professora aposentada Maria Paula Delício recebeu homenagem pelos 27 anos em que foi professora de Paleontologia no Departamento de Geologia da Escola de Minas. "Só agradeço por ter desempenhado essa função por todos esses anos. Foi muito gratificante!", celebra. 

aniverminas-4.jpg

Mylena Gonçalves
Ex-aluno destaque, Álvaro Lúcio, recebendo a homenagem

Todos os anos a Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas (A³EM) indica um ex-aluno para ser destaque entre os homenageados. Este ano, o engenheiro de minas, metalurgia e civil Álvaro Lúcio foi o escolhido. "Eu agradeço a Associação dos Antigos Alunos pela indicação, é uma honra receber essa homenagem aos 95 anos", declara o ex-aluno, que completa 70 anos de formado em 2019.

História: Inicialmente, a Escola de Minas funcionava no antigo Palácio dos Governadores em Ouro Preto. Em 1969 se integrou à Escola de Farmácia, e, juntas, instituíram a Universidade Federal de Ouro Preto. Mais de 70 anos após sua fundação, a maior parte das atividades acadêmicas da Escola de Minas foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro. 

A instituição oferta dez cursos de graduação, sete programas acadêmicos de pós-graduação e quatro mestrados profissionais. Atualmente, conta com dez departamentos e 3096 alunos de graduação, o que representa 26% do total de estudantes da UFOP.

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais