Ir para o conteúdo

Dirigentes buscam fortalecimento das Ifes em nível nacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Andifes
Com: 
Andifes
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), representada pela reitora Claudia Marliére, participou esta semana, em Brasília, de atividades importantes, como a Semana da Educação Superior e a reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes. Os eventos tiveram o objetivo de discutir ações voltadas para o ensino superior público, além de apresentar as ações e demandas de gestão e inovação na administração pública federal e os principais projetos envolvendo o sistema das instituições federais.
 
Também participaram da Semana de Educação Superior a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, acompanhada pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes, Tania Mara Francisco, e outros diretores e reitores de diversas instituições federais do Brasil.
 
No evento foram discutidos temas como a importância do papel das universidades e dos institutos federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades, que colocou em debate propostas para a superação das desigualdades econômica, racial, de gênero e ambiental, com ênfase no papel das instituições de ensino superior público no processo de construção e fomento de novas tecnologias sociais. Também foi colocada em pauta a autonomia universitária na eleição de reitoras e reitores, além dos desafios e da luta por direitos das mulheres na carreira científica.
 
Já na reunião do Conselho Pleno da Andifes, que teve a participação da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e de Denise Pires de Carvalho, foi apresentado o que já existe da parceria entre as universidades e o mistério assumido por Esther. Além disso, foram discutidos a situação do orçamento das universidades federais em 2023, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024 e as obras do PAC.
 
MEC: Nesta mesma semana, a nova diretoria da Andifes, eleita no fim de julho, realizou sua primeira reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, na sede do MEC, em Brasília. Na reunião, a nova gestão apresentou a pauta da entidade para o próximo período, composta por desafios e ações em diferentes áreas, como pesquisa, ciência e tecnologia, inovação, extensão, cultura, internacionalização, e em temas como ações afirmativas, hospitais universitários, Plano Nacional de Educação, autonomia, evasão, entre outros.
 

31218_whatsapp_image_2023_08_23_at_17.05.12.jpeg

Andifes
A nova diretoria da Andifes se reúne com o ministro da Educação, Camilo Santana
 
Na ocasião, foi entregue ao ministro um ofício específico sobre dotação e recomposição orçamentária das universidades federais para 2023, para o PLOA 2024 e para o período até 2026, último ano do atual governo. No documento, a Andifes destaca o potencial das universidades no campo da pesquisa, do ensino, da extensão, o seu parque museológico e rede de audiovisual composta por emissoras de rádio e televisão, ressaltando "a importância e a diversidade das contribuições para o país do conjunto das universidades e demais instituições de ensino superior federais do Brasil".

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais