Ir para o conteúdo

Curso de Engenharia Elétrica da UFOP recebe selo de qualidade do Crea-Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) criou o Selo de Qualidade Crea-Minas para avaliar a formação dos profissionais e a qualidade dos cursos de engenharia oferecidos nas instituições de ensino. Nessa premiação, 11 cursos da área tecnológica de instituições mineiras receberam o Selo de Qualidade. A entrega do certificado foi feita na última semana, durante a quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (FEICINTEC).

O coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Triângulo e do GT do Selo de Qualidade do Crea-Minas, Renan Billa, explica que o projeto piloto contempla apenas um curso de cada uma das regionais do Crea-Minas que foram avaliadas. A metodologia utilizada leva em conta o cálculo da média aritmética simples entre as notas da visita “in loco”; da organização didático-pedagógica do curso; dos corpos docente, discente e técnico-administrativo; das instalações físicas; e do Enade 2014.

O assessor da presidência do Crea-Minas, José Nonato, explica que a intenção do projeto piloto foi analisar o modelo de avaliação dos cursos, identificar eventuais inconsistências e agregar novas ideias. A previsão é de que no próximo ano um novo edital seja aberto para que todas as instituições de Minas Gerais possam inscrever seus cursos para receber o selo. 

Segundo Renan Billa, o selo de qualidade foi criado com o objetivo de avaliar as instituições de ensino, de forma a resguardar a formação ética e de qualidade dos profissionais da área tecnológica, atendendo às necessidades do mercado. Além disso, o professor explica que a criação do selo possibilita a integração com as instituições de ensino superior na gestão educacional e propicia uma avaliação conjunta do projeto pedagógico do curso e sua pertinência com a realidade das profissões na área tecnológica. 

"O curso de engenharia elétrica da UFOP foi um dos avaliados e recebeu o selo de qualidade CREA-Minas, o qual atesta a sua qualidade na organização didático-pedagógica e instalações físicas.Este reconhecimento é importante, uma vez que dá visibilidade a comunidade de engenheiros da qualidade do curso oferecido aqui na UFOP.", afirma a diretora do colegiado do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, Sarah Negreiros de Carvalho.


Confira as lista dos cursos que receberam o certificado:

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais