Ir para o conteúdo

Conselho Universitário recusa a realização do carnaval na Praça da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Institucional
Em reunião realizada nesta quarta (25), o Conselho Universitário (Cuni) decidiu não ceder a Praça da UFOP e outros espaços do Centro de Convenções para a  realização de atividades do carnaval de 2023.
 
A questão foi colocada em discussão pela reitora Claudia Marliére depois de dialogar com pesquisadores e de receber da Defesa Civil a indicação de que a responsabilidade estaria a cargo da Universidade.
 
A circulação de pessoas no local está limitada por causa da movimentação de terra do Morro da Forca em 7 de janeiro, mesmo local de outro deslizamento ocorrido em 13 de janeiro de 2022, que soterrou dois casarões da Praça da Estação.
 
Em decorrência do risco da movimentação de terra, foi indicado pela Defesa Civil que o prédio onde funciona a Procuradoria Jurídica e o Salão Mariana do Centro de Convenções permaneçam sem ocupação por tempo indeterminado. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto indica a viabilidade da realização de eventos, com estratégias de evacuação, mas informa que não serão feitas obras adicionais até o carnaval.
 
Entendendo que a circulação de pessoas no local não apresenta garantia de segurança, somada ao risco de o som utilizado nos shows impactar adicionalmente o problema, o Conselho optou por tomar a posição mais conservadora. Por isso, a Praça da UFOP e demais espaços do Centro de Convenções não serão disponibilizados para a realização de eventos dos blocos ou outras atividades do carnaval ouro-pretano.
 
Assista ao boletim da TV UFOP sobre o assunto: 
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais