Ir para o conteúdo

Conselho Universitário da UFOP divulga moção de apoio ao CNPq

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) manifesta seu apoio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua apreensão em relação aos cortes orçamentários impostos. Segue a íntegra da moção:
 
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vem a público manifestar sua apreensão com os cortes orçamentários impostos à principal agência de fomento à pesquisa do nosso País, particularmente com a iminente possibilidade de suspensão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de setembro deste ano.
 
Desde 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem fomentando pesquisas científicas e tecnológicas, bem como a formação de recursos humanos qualificados em todas as áreas do conhecimento. A não liberação, ainda em 2019, de crédito suplementar de 330 milhões de reais ao órgão comprometerá o pagamento de 80 mil bolsas de pesquisa, colocando em risco as atividades realizadas por milhares de grupos de pesquisa, assim como o avanço da geração de conhecimento e inovação no Brasil.
 
No mundo atual, no qual a riqueza das nações e o bem-estar dos povos são medidos por meio da capacidade de geração de conhecimento, tecnologia e inovação, faz-se necessário estabelecer no País um programa de estado, com financiamento contínuo e sustentável das atividades de pesquisa realizadas nas universidades e institutos de pesquisa. A UFOP defende de forma intransigente o investimento público em ciência e tecnologia e reitera que as universidades públicas são patrimônio da nação e parte da solução para a crise econômica e social na qual o Brasil se encontra. 
 
As pesquisas realizadas nas universidades impactam na melhoria da educação fundamental, média e superior, contribuem para a resolução de vulnerabilidades sociais e econômicas, para a resolução de problemas de gestão empresarial e industrial, e para a inovação tecnológica na indústria e no terceiro setor, contribuindo, assim, para aumentar a competitividade de nossos bens e serviços, bem como a qualidade de vida de nossa população. A interrupção do pagamento de bolsas e do fomento a projetos de pesquisa contribuirá para a desmotivação de pesquisadores, para o desmonte de grupos de pesquisa e para a derrocada do Sistema Nacional de Pós-Graduação. 
 
A UFOP conclama toda a sua comunidade para agir em defesa do CNPq, cobrando de seus representantes no Congresso Nacional a reversão desse quadro nefasto, que compromete a ação estratégica daquela agência de fomento no desenvolvimento nacional.
 
Cláudia Aparecida Marliére de Lima
Presidente

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais