skip to content

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – reunião de 19 de março

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na reunião desta quinta-feira (19), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discutiu protocolos a serem seguidos, o dimensionamento de insumos e pessoal para o período da crise e algumas recomendações de funcionamento.
 
ATENDIMENTO - Por ser uma unidade de atendimento já reconhecida pela comunidade de Ouro Preto, o Centro de Saúde está sendo preparado para atender as pessoas com a suspeita do COVID-19 da forma mais ágil e resguardando a segurança das demais pessoas que circulam pelo local.
 
Nesse sentido, foi dimensionado o quantitativo de equipamentos de proteção individual e outros insumos para a higienização e cuidado que serão necessários, complementando o que já tem disponível na Instituição.
 
INSUMOS - Entre os materiais de maior demanda está o álcool em gel, que tem duas soluções encaminhadas simultaneamente: a aquisição do produto pronto e a possibilidade de produção nos laboratórios da Escola de Farmácia. Nesse segundo caso, a maior dificuldade está na aquisição de um dos insumos, que não tem sido encontrado com facilidade.
 
Também como suporte para o atendimento à saúde de forma geral no município, o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) também tem a sua demanda de insumos contemplada no levantamento do que deve ser adquirido.
 
PESSOAL - Quanto aos profissionais, é proposta a realocação de servidores e terceirizados que possam dar maior suporte no atendimento e em outras áreas de apoio ao melhor funcionamento dos setores envolvidos.
 
O Comitê reforça que devem ser buscadas todas as formas de se evitar movimentação e aglomeração de pessoas envolvidas em atividades acadêmicas na UFOP. Nisso estão incluídas as defesas de teses e dissertações, com a sugestão de adiamento ou o uso de videoconferência, e a realização de festas e outros eventos, que não devem acontecer em hipótese alguma neste período.
 
O COMITÊ - O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP é constituído por profissionais de diferentes setores que podem contribuir com a maior qualidade e agilidade na divulgação das informações. É papel da equipe definir ações institucionais para evitar a propagação do vírus e os protocolos seguidos pela comunidade acadêmica.
 
Acompanhe as ações da UFOP para prevenção e contenção do Coronavírus em seu âmbito: www.ufop.br/coronavirus.

Veja também

25 Março 2020

O Comitê de Enfrentamento do Coronavírus se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde de Ouro Preto para discutir estratégias...

Leia mais

25 Março 2020

Em reunião realizada na última terça (24), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFOP votou pela suspensão...

Leia mais

25 Março 2020

Em reunião realizada na última terça (24), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFOP votou pela suspensão...

Leia mais

24 Março 2020

No endereço ufop.br/coronavirus , são disponibilizadas as informações sobre as ações da UFOP frente à pandemia de Coronavírus. No mesmo...

Leia mais