Ir para o conteúdo

Comissão faz balanço de atividades e planeja o futuro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
A Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico vai continuar seus encontros ao longo de 2021, conforme ficou decidido em reunião online realizada ontem (15) com representantes da Administração Central, do Sindicado dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufop), da Associação dos Docentes (Adufop), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. A decisão se deu em função da avaliação positiva dos trabalhos realizados em 2020.
 
O grupo foi criado com o objetivo de estudar cenários e contribuir com a projeção de perspectivas de funcionamento da Universidade durante a crise gerada pelo novo coronavírus, a partir das diversas vozes representativas da Instituição. Segundo a reitora Cláudia Marliére, o trabalho da comissão foi fundamental neste sentido, uma vez que "estas vozes ajudaram a fundamentar todas as decisões e negociações que ocorreram ao longo do ano". O vice-reitor Hermínio Nalini Junior destacou a importância dessa representatividade, lembrando que a Comissão foi um espaço de socialização de informações que se estabeleceram nas diversas instâncias da UFOP. Segundo ele, esta prática deve continuar e ser aperfeiçoada em 2021, sugerindo, inclusive, que os trabalhos sejam retomados logo em 18 de janeiro, considerando os desafios que a Universidade tem pela frente.
 
DCE - As representantes do DCE no encontro, Alciniane Lourenço e Vitória Pinheiro de Almeida, destacaram que os trabalhos do grupo contribuíram para o fortalecimento do movimento estudantil na Universidade, considerando que diversas pautas de interesse dos estudantes foram ali discutidas. Além disso, lembraram que os debates propiciados no âmbito da comissão ajudaram os estudantes a perceber melhor a complexidade das demandas da Universidade para com os seus diversos públicos.
 
A representação estudantil entende que os trabalhos da Comissão devam ser retomados o mais breve possível, considerando os desafios que a UFOP enfrentará em 2021. Como sugestão, propõe que as discussões sobre saúde mental sejam intensificadas, com o objetivo de buscar soluções para minimizar os problemas que afloraram durante a pandemia.
 
ASSUFOP - Os representantes do Assufop, Sérgio Neves (presidente), Agnaldo Antonio da Conceição e Felipe da Fonseca Martins, reforçaram a necessidade de que os trabalhos da comissão tenham continuidade, considerando os desafios que o serviço público tem pela frente diante de campanhas que buscam desvalorizá-lo. Avaliaram que, apesar dos problemas, as universidades têm se fortalecido, assim como o Serviço Único de Saúde (SUS), entre outras instituições, que estiveram na linha de frente do combate à Covid-19.
 
Eles reiteraram a voz do DCE no sentido de que a Comissão foi uma oportunidade para se conhecer a Universidade de forma mais integral, e que a união de esforços das entidades pode ajudar a vencer a pandemia, assim como os problemas sociais e políticos advindos do contexto. Destacaram também que o exercício de participação na busca de soluções coletivas foi bastante praticado no âmbito do grupo.
 
O chefe de Gabinete, Élido Bonomo, ao comentar o aspecto participativo levantado pela Assufop, disse acreditar que "realmente houve um exercício importante de participação democrática, sem que as entidades perdessem suas posições e autonomia". Ele acrescentou que, "fechar o ano com o compartilhamento de nossos saberes foi fundamental para o bom andamento dos trabalhos".
 
ADUFOP - A professora Marisa Singulano, representante da Adufop, afirmou que em 2021 a entidade deverá participar mais efetivamente dos debates da Comissão, e que esta proposição será levada à diretoria da entidade. Segundo ela, o trabalho desenvolvido pelo grupo foi muito importante, com destaque para as avaliações para a implantação do Período Letivo Especial (PLE). Ela explicou que o caráter voluntário da participação do professor na primeira experiência remota foi fundamental para a retomada do semestre regular, também remoto, considerando que os docentes chegam nessa segunda fase do processo com um bom nível de aprendizado.
 
COMITÊ - A reunião de encerramento foi uma oportunidade também para que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, representado pela professora Ana Mônica Henriques Lopes e pelo jornalista Rondon Marques, fizesse uma avaliação dos trabalhos. Reforçando a defesa por sua continuidade, Marques ressaltou que a Comissão é um espaço importante para a troca de informações, o que fortalece as ações de comunicação no enfrentamento da crise em curso.
 
Na oportunidade, os membros do Comitê ressaltaram também a necessidade de a comunidade avaliar o protocolo de biossegurança elaborado pelo grupo consultivo e anunciaram o lançamento do Painel Covid, que faz o monitoramento da evolução da pandemia nas cidades que concentram o maior número de alunos da Universidade.
 
Estiveram presentes também no encontro o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Lucas, a pró-reitora de Graduação, Tânia Garbini, e a pró-reitora-adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sabrina Magalhães Rocha.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais