skip to content

Comissão discute pandemia e fortalecimento administrativo do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Como forma de agilizar as demandas administrativas que estão recaindo sobre o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a reitora Cláudia Marliére determinou que representantes das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), juntamente com a chefia de Gabinete, passem a compor o comitê. O assunto foi discutido na reunião da Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico da Instituição, realizada na manhã da quinta (16), por webconferência, para debater a crise do Coronavírus, assim como as ações desenvolvidas pelo corpo técnico-administrativo, docente e estudantil e seus impactos em momento de pandemia. 
 
O incremento do Comitê de Enfrentamento, segundo avaliação dos presentes, vai permitir um melhor afinamento das ações técnicas em curso ou que ainda precisam ser tomadas, com um respaldo administrativo que garanta tais conduções dentro das normas que regem o serviço público federal. Ainda de acordo com os presentes, isso pode melhorar também a atuação do Comitê nos municípios de Ouro Preto e Mariana, necessidade levantada no segundo encontro do grupo, realizado no dia 1/04.
 
ESTUDANTES - No que diz respeito aos estudantes que ainda se encontram em Ouro Preto e Mariana, falou-se sobre a necessidade de a UFOP manter um sistema mais efetivo de vigilância no entorno das casas, considerando o cenário atual de isolamento e o período de ajuste dos contratos de portaria em curso na Universidade. Ainda sobre a questão discente, diante de especulações sobre a realização de festas em repúblicas, a reitora Cláudia Marliére reforçou que isso não pode ocorrer, lembrando que ações nessa direção serão consideradas infrações, conforme determinou o Conselho Universitário (Cuni) na reunião que decidiu sobre a suspensão das atividades acadêmicas na UFOP, acrescentando que a Instituição recebe denúncias e críticas também por meio de sua Ouvidoria
 
Sobre o cenário nacional, os presentes manifestaram preocupação quanto aos rumos políticos do país, temendo que as radicalizações que se estabelecem em torno da pandemia possam agravar um quadro ainda imprevisível, que já atinge de forma severa as populações mais carentes.
 
Participaram da reunião representantes da Administração Central, do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, do Sindicato dos Trabalhadores da UFOP (Assufop) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

Veja também

7 Dezembro 2021

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que a frequência dos bolsistas referente ao mês de dezembro deve ser lançada entre...

Leia mais

6 Dezembro 2021

Assista à reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) nesta terça (7), às 8h30:

Leia mais

2 Dezembro 2021

A Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD) começou a ser implementada pela UFOP em dezembro de 2020. A...

Leia mais

29 Novembro 2021

A reunião, que tem transmissão ao vivo, tem início às 14h desta segunda (29). Assista aqui:

Leia mais