Ir para o conteúdo

Colabore para a melhoria do ensino na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas, que tem o objetivo de avaliar as disciplinas e a prática desenvolvida durante o semestre letivo nos cursos presenciais, vai ficar disponível para estudantes e professores da UFOP até 27 de março. O formulário para enviar as suas respostas pode ser acessado pelo portal minhaUFOP.

Adequação da metodologia e coerência dos professores em relação aos planos de ensino das disciplinas são os principais aspectos a serem analisados, além do compromisso dos docentes e discentes durante o semestre.

A equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lê todas as respostas e comentários que os alunos deixam nos questionários e elabora três tipos de relatório:

- com dados gerais das respostas dos professores e alunos — as edições anteriores estão disponíveis no site da Prograd;
- com o resumo das avaliações dos estudantes. Esses relatórios não são públicos e são enviados somente para os professores;
- com informações sobre cada disciplina. Destinados aos colegiados, trazem análises qualitativas feitas a partir das respostas de alunos e professores.

Esses dados auxiliam no planejamento do processo de ensino e aprendizagem para os períodos subsequentes. A avaliação é feita de forma anônima, não permitindo a identificação dos alunos.

Confira a entrevista com a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Prograd, Letícia Sousa, para entender a importância dessa pesquisa para a Universidade.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais