
Criado por Lígia Souza em qui, 27/11/2025 - 14:44 | Editado por Lígia Souza há 1 semana.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) homenageou cinco servidores que prestaram serviços imprescindíveis para o funcionamento da Instituição ao longo de anos. A cerimônia de outorga da medalha UFOP foi realizada na terça (25), no Centro de Artes de Convenções da UFOP, em Ouro Preto.
O reitor Luciano Campos ressaltou o papel da medalha e da cerimônia no reconhecimento do trabalho de servidores que dedicam anos de serviço à UFOP. Segundo ele, são professores e técnicos "que foram capazes de tocar e contribuir com outras pessoas e trabalharam e trabalham para que a UFOP seja cada dia melhor".
Conheça os homenageados:
Adriana Cristina Cardoso Rodrigues entrou em exercício na UFOP em 1992. Atuou como técnica administrativa da Escola de Minas e se destacou enquanto esteve na seção de ensino. O diretor da unidade, José Alberto Naves Cocota Júnior, ressaltou sua relação com os estudantes da Unidade e afirmou: "você é imortal em nossa centenária Escola de Minas".
adriana.png
"Por tudo o que tenho na minha vida, agradeço aos alunos."
O professor aposentado Rinaldo Cardoso dos Santos, que começou na Escola de Nutrição em 1982, também recebeu a medalha. A vice-diretora da unidade, Joana Ferreira do Amaral, falou das homenagens feitas pelos alunos de Rinaldo: foram 34 ao longo de sua carreira da UFOP. "Rinaldo dedicou-se às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, sempre contribuindo de forma assertiva na formação de profissionais farmacêuticos".
rinaldo.png
"Ensino gratuito, universal e de qualidade, é isso que merecemos."
Pela primeira vez, uma servidora do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) recebeu uma medalha da UFOP. Roneimar Rosa Valamiel começou a trajetória na Universidade como professora substituta e, desde 2006, é administradora da unidade. "Os técnicos administrativos que ocupam essas funções são extremamente necessários e importantes para trabalharmos na perspectiva de uma educação universal de qualidade", destacou o diretor do Icea, Wagner Ragi Curi Filho.
roneimar.png
"Hoje, ao olhar para a minha trajetória, vejo 20 anos dedicados a essa Instituição. Foram inúmeros desafios, mas também muitas conquistas."
Sílvia Maria de Paula Alves Rodrigues também teve décadas de dedicação à UFOP, que foram reconhecidas nessa homenagem póstuma. Ela atuava na então Pró-Reitoria de Administração (Proad), hoje Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Sílvia entrou na UFOP em 1987 e entre tantos cargos, assumiu o de pró-reitora em fevereiro de 2013 e ficou à frente do setor até fevereiro de 2017, ano de sua aposentadoria. Quando a UFOP completou 50 anos, foi homenageada como servidora emérita e, em 2025, acompanhou o reitor Luciano Campos da Silva em sua entrada, no dia da posse. O chefe de Gabinete, Rondon Marques Rosa, teve a tarefa de falar sobre Sílvia na cerimônia. Segundo ele, "o compromisso e amor pela UFOP talvez sejam as maiores marcas de Sílvia".
familia_da_silvia.png

"Ela garantiu a mim, aos meus irmãos e ao meu pai uma qualidade de vida excepcional. Também uma educação excepcional, e sempre lutando pelo ensino público, universal e de qualidade". Pedro Rodrigues, filho de Sílvia.
Quem apresentou o técnico administrativo Vicente de Paula Cândido, conhecido como Vicentão, que também recebeu homenagem póstuma, foi o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da UFOP (Assufop), Gabriel Lima de Souza. Vicentão, que começou a trabalhar na UFOP em 1982 e faleceu em 2024, atuou na Divisão de Malotes e Correspondências e destacou-se na luta pelos direitos dos TAEs da UFOP e por seu papel dentro do sindicato. "Durante todos esses anos, ele foi sempre o nosso porto seguro", relembrou Gabriel.
familia_do_vicente.png
"Foram 42 anos dedicados à Universidade. Mesmo no último dia de vida dele, durante a greve, ele estava na UFOP". Itaiane de Paula, filha de Vicentão.
POSSE DE DIRETORES - Na manhã de terça (25), outra cerimônia aconteceu no Centro de Artes de Convenções: a posse de diretores das unidades. Foram empossados os novos diretores da Escola de Medicina, Keila Deslandes e Eduardo Ângelo Braga; Escola de Nutrição, Erick Ornellas e Joana Ferreira do Amaral; Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Matheus Henrique de Faria Pereira e Jhuliane Evelyn da Silva; e Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac), Frederick Magalhães Hunzicker e Gabriel Geller Xavier.
850x410.png




Ouvidoria




