skip to content

Cerimônia celebra 20 anos de UFOP em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Em 2002, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estendeu seus braços para além da Região dos Inconfidentes. Em 22 de setembro daquele ano, foi inaugurado o campus da Instituição em João Monlevade, cidade da região central de Minas Gerais que fica a 120km de Ouro Preto.
 
Para celebrar os 20 anos da chegada da Universidade no município, foi realizada na última terça (20) uma cerimônia no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), unidade que constitui o campus monlevadense da UFOP. Na mesa, estavam a reitora Cláudia Marliére; o diretor do Icea, Thiago Augusto de Oliveira Silva; a vice-diretora, Lucinéia Souza Maia; o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro; e o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel.
 

11438_sem_titulo_8916_1274814833073037645.jpg

Vanessa Oliveira
O pedagogo Adilson Pereira recebeu a medalha de honra do Icea.
 
A reitora destacou o crescimento da unidade ao longo desses anos, tanto de modo vertical — com a oferta do primeiro curso de pós-graduação multicampi da UFOP, na área de Engenharia de Produção — quanto horizontal — já que o Icea foi criado como um departamento com apenas um curso e hoje abriga quatro graduações. Com aproximadamente 1.500 alunos matriculados, a reitora acredita que a unidade é de grande importância para a UFOP, já que leva a Instituição a uma nova região (como para toda a sociedade), ao possibilitar acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade. 
 
O marco comemorado traz esperança à comunidade ufopiana em João Monlevade. O diretor Thiago Augusto de Oliveira Silva lembrou do crescimento das Instituições Federais de Ensino Superior desde o nascimento do Icea e espera que, em breve, haja a possibilidade de criação de novos cursos de graduação e pós-graduação na cidade, com expectativa até mesmo da criação de outra unidade, com cursos de diferentes áreas do conhecimento.
 
O papel da prefeitura foi essencial não só para a chegada da UFOP no município, como também para o desenvolvimento de parcerias, principalmente em ações de extensão, como aquelas relacionadas ao empreendedorismo solidário e ao combate à dengue. O prefeito Laércio Ribeiro reafirmou a abertura da prefeitura para o fortalecimento dessa colaboração.
 
Outros convidados da UFOP também participaram da cerimônia, como o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Bruno Camilloto Arantes; e a pró-reitora de Graduação, Tânia Rossi Garbin. Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, e a vice-diretora da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Nilza Maria de Carvalho.
 

11447_sem_titulo_8967_7896977068051403798.jpg

Vanessa Oliveira
O músico Daniel Bahia, ex-aluno do curso de Música da UFOP, fechou a cerimônia com uma apresentação com a cantora Amanda Mihai.
 
HOMENAGEM - O marco de 20 anos foi escolhido como o momento para a entrega da primeira Medalha de Honra do Icea. O agraciado é o pedagogo Adilson Pereira dos Santos, que atualmente ocupa o cargo de pró-reitor adjunto de Graduação da UFOP.
 
O homenageado lembrou que a criação do Icea fez parte de um projeto de democratização do ensino superior, com inclusão social e interiorização das universidades federais. O resultado, como apontado por Adilson, é claro em João Monlevade, já que 55,5% dos diplomados na unidade são da região.
 
O pedagogo desenvolve um importante trabalho relacionado às ações afirmativas dentro e fora da Universidade, principalmente no que se refere às cotas raciais. Ele é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFOP, coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e ex-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Ouro Preto. É doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Pedagogia (UFMG). 
 
CONCURSO DE FOTOGRAFIA - A programação da cerimônia ainda incluiu a premiação dos vencedores do concurso de fotografia. Foram 57 inscritos e os quatro finalistas foram premiados na noite da última terça (20).
 
Confira as fotos vencedoras:
 

igor_santos_e_fernandes.jpg

Igor Fernandes
4º lugar: Igor Fernandes

mylene_vitoria_valim_costa.jpeg

Mylene Costa
3º lugar: Mylene Costa

helbert_igor_almeida.jpg

Helbert Almeida
2º lugar: Helbert Almeida

daniel_de_souza_rodrigues.jpg

Daniel Rodrigues
1º lugar: Daniel Rodrigues
 
Para a realização do concurso o Icea realizou um chamamento público e teve como patrocinadora a empresa SolarView, de Belo Horizonte.
 
HISTÓRIA - A inauguração do Icea tornou-se possível devido a uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de João Monlevade, que cedeu o terreno onde se localizava a Escola Municipal Israel Pinheiro. Os estudantes da educação básica passaram a ocupar uma nova construção, ao lado de onde foi implantado o Icea, e o prédio da escola foi reformado para dar uma oportunidade inédita para os moradores da região: educação superior pública, gratuita e de qualidade — até então, a distância mínima entre a cidade e uma instituição pública de ensino superior era de mais de 100km.
 
Em 2005, o Instituto foi ampliado com a criação do curso de Sistemas de Informação. Em 2009, com o Reuni e o crescimento de toda a UFOP, chegaram ao Icea os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. Até 2011, o campus de João Monlevade ainda era um departamento e, naquele ano, tornou-se unidade e ganhou o nome de Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas. Nesses 20 anos, 1.174 pessoas estudaram e se formaram no Icea.
 
Acesse o site dos 20 anos do Icea.
 

Veja também

30 Setembro 2022

Todas as solicitações de projetos gráficos devem ser feitas pelo formulário , com apresentação do setor ou departamento, Siape do...

Leia mais

30 Setembro 2022

Realizado pelo Sistemas de Bibliotecas e Informação (Sisbin), o questionário aceita respostas de toda a comunidade acadêmica da UFOP. A...

Leia mais

29 Setembro 2022

iceailuminado.jpeg Sílvia Figueiredo / Icea Divulgação O Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, também foi incluído...

Leia mais

28 Setembro 2022

Assista à 359ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni) nesta quarta (28), às 14h:

Leia mais