Ir para o conteúdo

Carnaval 2024

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Está no ar a campanha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para o Carnaval 2024, com o tema "Pode ser ele, ela ou elu!".

A alegria e o respeito são o foco da campanha, que tem como eixo a diversidade e o cuidado pessoal. Unindo a responsabilidade de chamar a atenção para os aspectos do cuidado e de incentivar a recreação responsável, a Universidade Federal de Ouro Preto lança mão de aspectos visuais e textuais complementares, em uma composição que coloca em diálogo frases diretas com cores marcantes, personagens icônicos e elementos de contraposição.

As peças gráficas tratam de temas como consumo consciente de bebidas alcoólicas, assédio, segurança nas relações sexuais e respeito às questões de gênero e sexualidade.

A iniciativa propõe um alerta sobre os comportamentos usuais durante os festejos, ao mesmo tempo que incentiva e defende a alegria para todas as pessoas. Respeito e diversão são considerados peças complementares para que esse momento aconteça da melhor forma possível, deixando apenas boas memórias e marcas afetivas positivas. Por isso, "Pode ser ele, ela ou elu! Viva a alegria do Carnaval!".

O diretor de Comunicação da UFOP, Chico Daher, afirma que "o tema traz fundamentalmente aspectos ligados à inclusão e ao respeito à diversidade, seguindo a tônica das campanhas desenvolvidas pela UFOP ao longo dos últimos anos. Como estamos no Carnaval, procura também traduzir a alegria a que a data remete".

Sobre as expectativas, Chico diz esperar que "a campanha se replique nas redes sociais dos foliões, especialmente no âmbito da comunidade de nossa Universidade, e que as mensagens sejam analisadas, entendidas, enfim, que sirvam como referência para a multiplicação de boas práticas de relacionamento entre pessoas".

De acordo com Máximo Martins, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, a campanha reflete o comprometimento e a preocupação com o bem-estar dos foliões durante o Carnaval, mas não é a única ação: "Em parceria direta com entidades como a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal, a UFOP demonstra um compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar de todos os participantes. Essa colaboração proativa vai além da simples organização, integrando preocupações reais com a integridade física e emocional da comunidade acadêmica".

Entre as ações, está a distribuição de preservativos nos restaurantes universitários e unidades.

Confira as artes desenvolvidas para a campanha:

 

A Rádio UFOP gravou drops com uma série de dicas para os foliões.  Ouça pelo Spotify.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais