Criado por Lígia Souza em qui, 13/11/2025 - 11:00 | Editado por Patrícia Pereira há 1 semana.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai realizar um conjunto de solenidades nos dias 25 e 26 de novembro, incluindo a outorga do título de Doutor Honoris Causa à ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, ao ex-ministro Nilmário Miranda e ao prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. Essa honraria é a maior distinção da Universidade e reconhece as importantes contribuições dessas personalidades ao progresso das Ciências, Artes e Cultura.
Confira a programação:
25 de novembro, às 13h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Acompanhe ao vivo
Solenidade de Certificação da Posse dos Diretores das Unidades Acadêmicas: Escola de Medicina, Escola de Nutrição, Instituto de Ciências Humanas e Sociais e Instituto de Filosofia, Artes e Cultura.
25 de novembro, às 18h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Acompanhe ao vivo
Sessão Solene do Conselho Universitário de Entrega das Medalhas UFOP em homenagem aos servidores:
Adriana Cristina Cardoso Rodrigues, da Escola de Minas;
Roneimar Rosa Valamiel, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea);
Rinaldo Cardoso dos Santos, da Escola de Nutrição (Enut);
Sílvia Maria de Paula Alves Rodrigues (in memoriam), da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad);
Vicente de Paula Cândido (in memoriam), da Proplad.
26 de novembro, às 11h, na Reitoria
Solenidade de inauguração do quadro da ex-reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima na Galeria dos Antigos Reitores da UFOP. A professora Cláudia assumiu a gestão da UFOP de 2017 a 2025.
26 de novembro, às 17h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Acompanhe ao vivo
Sessão Solene do Conselho Universitário em que serão outorgados os títulos de Doutor Honoris Causa às personalidades: Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Macaé Maria Evaristo dos Santos e Nilmário Miranda.
Macaé Evaristo – Nascida em São Gonçalo do Pará (MG), em abril de 1965, tem trajetória marcada pela atuação na educação, na luta antirracista e na defesa dos direitos humanos. Professora e assistente social, foi secretária da Educação de Minas Gerais e de Belo Horizonte, além de exercer mandatos como vereadora e deputada estadual. À frente da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, coordenou programas como o de Escolas Indígenas e as cotas para ingresso de estudantes de escola pública, negros e indígenas no ensino superior.
Nilmário Miranda – Nascido em agosto de 1947, em Teófilo Otoni, foi o primeiro ministro dos Direitos Humanos do Brasil, em 2003. Atuou como deputado estadual e federal, quando presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Durante a ditadura, foi ativista político, permanecendo quatro anos e meio na clandestinidade e três anos e meio preso. Recentemente, atuou como assessor especial no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. É autor de cinco livros sobre os direitos humanos e a história da repressão política no Brasil.
Ângelo Oswaldo – Nascido em 7 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, é o atual prefeito de Ouro Preto, onde exerce seu quinto mandato. Membro da Academia Mineira de Letras, ele já atuou como secretário de Turismo e Cultura do município. Ocupou ainda o cargo de secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, presidiu o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura e atuou como ministro interino da Cultura do Brasil em duas ocasiões.
O evento terá transmissão ao vivo, uma vez que a participação presencial está sujeita à lotação do espaço.



Ouvidoria




