Ir para o conteúdo

8° aniversário da Escola de Direito, Turismo e Museologia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Hoje a Escola de Direito, Turismo e Museologia completa 8 anos. Foi fundada em 21 de outubro de 2013 pelo Conselho Universitário da UFOP, com a nomeação dos professores Gilson Nunes e Bruno Camilloto Arantes para os cargos de diretor e vice-diretor interinos. Os cursos de Direito, Turismo e Museologia, criados em 1994, 1999 e 2009, respectivamente, passaram então a funcionar como uma unidade acadêmica.
 
Em novembro de 2014, o professor Bruno Camilloto Arantes assumiu a diretoria da Escola, tendo como vice-diretor o professor Aluízio Finazzi Porto. Em 2015, o professor Aluízio foi substituído pelo professor Leandro Benedini Brusadin, e, em novembro de 2018, a direção foi assumida pelas professoras Alissandra Nazareth de Carvalho e Marcia Arcuri Suner.
 
A diretora Alissandra Nazareth de Carvalho ressalta os desafios enfrentados atualmente, considerando que "no presente contexto de pandemia, o objetivo da nossa Escola é fazer com que os desafios naturais advindos do trabalho remoto e do distanciamento social sejam convertidos em atos de acolhimento aos nossos discentes, docentes e técnicos administrativos, de maneira a minimizar as hostilidades, por meio das nossas diversas lives, encontros síncronos, trabalhos desenvolvidos pelos nosso projetos de extensão que permeiam toda a sociedade, podcasts, ouvidorias e demais ações".
 
Além dos três cursos de graduação, a EDTM conta com duas formações na pós-graduação oriundos dos Grupos Emergentes de Pesquisa. Os dois programas de pós-graduação da Escola são:
 
- Mestrado em Direito, aprovado pelo Comitê de Área em 2016, tendo como eixo central a discussão dos novos sujeitos e dos novos direitos por meio do repensar da diversidade e do desenvolvimento a partir de novas epistemologias;
- Mestrado em Turismo e Patrimônio, aprovado em 2020, com discussões direcionadas no sentido de privilegiar estudos entre o Turismo e o Patrimônio, numa interface interdisciplinar.
 
Confira conquistas atingidas no histórico desses cursos e da unidade acadêmica:
 
- Criação do Núcleo de Assistência Jurídica e Laboratório Jurídico, o Najop, que busca articular ações que tenham como escopo a assistência jurídica gratuita (litigiosa e consensual) na comunidade da Região dos Inconfidentes, onde há dificuldades na prestação de tal serviço, bem como a formação discente, por meio da prática jurídica real e simulada envolvendo os alunos do curso de Direito da UFOP.
 
- Criação da Casa de Hóspedes da UFOP (antiga Casa do Pesquisador), um meio de hospedagem não convencional, confortável e de baixo custo no centro histórico de Ouro Preto, para atender pessoas que vêm à Universidade a trabalho. A gestão da Casa é feita pelo Departamento de Turismo desde 2018.
 
- Implantação do Laboratório de Pesquisas em Arqueologia, Patrimônio e Processos Museológicos Comunitários (Lapacom), em 2016; do Laboratório para a Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia (Labmeca), do Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (Lamupi), e do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Patrimônio Sacro (Nupeps), todos em 2018, além dos laboratórios de museografia, de conservação e restauro e de informática.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais