Ir para o conteúdo

1º de Maio: um dia para muita reflexão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Hoje se comemora em praticamente todo o mundo o Dia Internacional do Trabalho, que teve como referência a greve de Chicago, nos Estados Unidos, realizada no dia 1º de maio de 1886. Se reivindicava, entre outras melhorias, uma redução do expediente diário trabalhado, que chegava a 17 horas.
 
Uma data, sem dúvida, que deve ser comemorada, considerando as conquistas alcançadas ao longo desses 135 anos. As comemorações de 2021, especialmente no Brasil, no entanto, infelizmente estarão marcadas pela morte de mais de 400 mil pessoas, dentre as quais milhares de trabalhadores e trabalhadoras, vítimas da Covid-19.
 
Um ano, portanto, que dificilmente será esquecido por nossas e outras gerações, por transformar este 1º de Maio também em dia de tristeza, de homenagem póstuma aos que se foram. Por outro lado, trata-se de uma data que igualmente não deve ser esquecida para que nos tornemos melhores, evitando os equívocos do presente com vias a um futuro mais promissor, mais solidário.
 
A chama da esperança está hoje realçada na força de trabalhadores e trabalhadoras – visíveis e invisíveis –, que atuam na linha de frente de combate à pandemia, seja na saúde, na educação, na segurança e na produção, entre outras áreas, o que nos dá a energia para seguirmos em frente. Nós saudamos vocês, especialmente, neste Dia do Trabalho!
 
Saudamos também o nosso corpo de servidores e servidoras, assim como de colaboradores, que estão mantendo viva a nossa Universidade, tornando-a presente no fortalecimento da ciência, da educação, da cultura, da inserção social, instrumentos poderosos que ajudam a sociedade a vencer os desafios que se apresentam a cada instante, decorrentes, principalmente, das crises sanitárias e políticas ora em curso.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais