Ir para o conteúdo

VII Semana de Integração movimenta os campi de Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mariana Reis
Com: 
Ingrid Mitsue e Mariana Reis

Durante quatro dias, de 25 a 29 de agosto, a VII Semana de Integração foi um espaço de acolhimento, troca de saberes, acadêmicos e sociais, como as mesas “Saúde Mental na Universidade”, e “Relacionamentos Abusivos”.

Para a caloura de Letras, Raíssa Rodrigues, o evento contribuiu para que calouros e veteranos pudessem se conhecer e interagir. “As atividades são importantes para que quem está chegando possa descobrir novas oportunidades dentro da Universidade”. 

O evento contou também com diversas atividades lúdicas, como o campeonato de queimada e o Show de Talentos. Confira abaixo algumas das ações ocorridas durante a semana. 

Oficina de Muay Thai
A quadra do ICHS foi palco para aula de Muay Thai dia 25. Para fugir do frio, o professor Carlos Roberto Anastácio, aplicou vários exercícios de condicionamento nos alunos presentes. O treino foi tão intenso que, já no início, os participantes estavam exaustos. A aula foi oferecida pela academia War Camp Muay Thai Gym.

Oficina de Passinho
Perna para frente. Perna para trás. Salto de um lado e para o outro. Com muito agito e movimento, Antônio Orlando Carvalho, mais conhecido como Toninho B. Boy ministrou a Oficina de Passinho que aconteceu no dia 26, no ICSA. O professor de dança, que emergiu na área há 10 anos, contou que o Passinho “é um elo entre a música e o movimento do corpo, e que oficinas como esta contribuem para que as pessoas reconheçam o Funk enquanto cultura”. 

passinho_-_mariana.jpg

Mariana Reis
A oficina de Passinho estava na programação da Semana de Integração.


Para o estudante de Jornalismo João Vitor Nunes, a oficina agrega muito valor “porque é importante que a programação do evento abra espaço para todo tipo de cultura dentro da Universidade com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica e marianense.” 

Queimada
A final do campeonato de queimada ocorreu dia 29, no ICSA. O time “Charizard” ganhou a competição contra o finalista “Eudes á fio”, com 8 pontos a 7. 

PraICSA
No último dia da Semana de Integração, os alunos fizeram jus ao nome do evento. Ao som de Wesley Safadão, funk e muita gritaria a galera foi à loucura durante a “guerra” de balões que rolou na primeira edição do PraICSA, dia 29. Integrar significa trabalhar em conjunto, e foi grande a união de calouros e veteranos que tomou conta do estacionamento do Instituto. O PraICSA  foi realizado pelo PET, em conjunto com CA’s de Economia e Serviço Social, Atlética Primaz e Rádio Plural.

Show de Talentos
Passinho, poesia, Rap, música autoral, dança, música internacional. O Show de Talentos, que ocorreu na noite de sexta-feira, 29, no Auditório do ICSA, emocionou a todos. Estudantes, pessoas da cidade, e até mesmo o diretor do ICSA, José Benedito Donadon Leal, mostraram seus talentos. 

O Projeto Show de Talentos surgiu a partir do coletivo do curso de Jornalismo “(R)existir é preciso”. O Show de Talentos propõe a aproximação entre o público acadêmico e a população de Mariana e região por meio da arte. De acordo com um dos bolsistas do Projeto Show de Talentos, Gabriel Lima, “através dessa iniciativa percebemos que a região de Mariana e Ouro Preto tem muito de artístico. O mais interessante é dar visibilidade para que as pessoas da cidade venham e se apresentem, e vejam que esse espaço é delas, feito para elas”.

Confira mais fotos no Flickr da UFOP.

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais