Ir para o conteúdo

UFOP cria novos cursos e amplia vagas no SiSU 2026

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Multidão de estudantes reunida ao ar livre em um evento universitário. À direita, faixa vermelha com o texto “Bem-vindos à UFOP! Universidade Federal de Ouro Preto”, com montanhas e tendas ao fundo.
Com 230 vagas ofertadas em três novos cursos —  Pedagogia (Licenciatura), no novo campus de Ipatinga, e dois cursos de Inteligência Artificial (Bacharelado), um em Ouro Preto e outro em João Monlevade —, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi de 2.799 vagas em 2025 para 3.029 vagas a serem ocupadas na edição única de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 
 
Segundo a pró-reitora de Graduação, Marlice de Oliveira e Nogueira, a vinda dos cursos representa, além do crescimento da Universidade, com o salto de 230 vagas em comparação ao SiSU do ano passado, a ampliação da contribuição social e acadêmica da UFOP em Minas Gerais e em todo o Brasil. Ela afirma que a chegada desses novos cursos na Instituição "renova as formas de inserção social da Universidade nas regiões em que atua, fortalecendo os laços com os municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, assim como com outros municípios mineiros. E, iniciando suas atividades no novo campus em Ipatinga, a UFOP redimensiona seu âmbito de atuação direta em uma grande região mineira, o Vale do Aço, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para esta grande região e para todo o nosso país", relata.
 
A criação do campus de Ipatinga integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que também contempla quatro outras graduações, que serão implementadas gradualmente. Inicialmente, as atividades do Instituto de Saúde e Humanidades vão ser realizadas em um espaço provisório cedido pela Prefeitura de Ipatinga. O primeiro curso ofertado no campus, o de Pedagogia, tem 50 vagas no período noturno, no 26.1, e outras 50 vagas no período vespertino, no 26.2. 
 
Já os cursos de Inteligência Artificial levam essa nova possibilidade de graduação para duas cidades onde a UFOP está presente: Ouro Preto e João Monlevade. Embora apresentem estruturas próprias, os cursos vão compartilhar disciplinas e manter o diálogo contínuo para atualizações dos projetos pedagógicos. No Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, são 40 vagas em turno integral (matutino e vespertino), e entradas no 1º e no 2º semestres letivos. Já no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, são 50 vagas no turno matutino e entrada no 1º semestre letivo.
 
INSCRIÇÕES - Quem quer se candidatar a uma vaga nesses ou nos outros 50 cursos presenciais da UFOP deve se inscrever no SiSU entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo site.
 
Esta edição do SiSU traz ainda uma novidade para os candidatos: o uso das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ou seja, é possível usar as notas dos exames aplicados em 2023, 2024 e 2025. O próprio SiSU vai calcular a melhor média ponderada do candidato para as classificações nas duas opções de cursos.
 
Saiba mais sobre o SiSU UFOP 2026/2 e as novidades que a UFOP traz para esta edição.

Veja também

23 Janeiro 2026

O curso de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto passará por mudanças significativas a partir do próximo semestre. Oferecido...

Leia mais

21 Janeiro 2026

A Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (EMED-UFOP) obteve nota máxima no recente Exame Nacional de Avaliação...

Leia mais

20 Janeiro 2026

A partir deste ano, o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto,...

Leia mais

16 Janeiro 2026

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, do campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, vão passar por...

Leia mais