A Subcâmara de Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se reuniu para discutir a atualização da Política Institucional de Formação de Professores, que contém as diretrizes para os cursos de licenciatura da Universidade. A Subcâmara tem por objetivo discutir princípios e diretrizes curriculares e pedagógicas para os cursos de formação de professores, presenciais e a distância.
A reunião, realizada em 21 de agosto, tratou do estudo da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024, que aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, e discutiu sobre os principais pontos de reflexão e alterações na Política Institucional de Formação de Professores.
Foram formados nove grupos de trabalho (GTs), que discutem, de agosto a novembro, os principais temas concernentes a essa Política na UFOP. São eles:
GT1: Princípios para formação inicial de professores;
GT2: Perfil do egresso de licenciaturas;
GT3: Diretrizes Gerais – Conhecimentos sobre o objeto de ensino, conhecimentos pedagógicos gerais e conhecimentos pedagógicos sobre o objeto de ensino;
GT4: Diretrizes Gerais – Estágios supervisionados;
GT5: Diretrizes Gerais – Atividades acadêmicas de extensão;
GT6: Formação continuada de professores;
GT7: Módulo Interdisciplinar de Formação (MIF);
GT8: Avaliação externa das licenciaturas;
GT9: Educação a distância.
Participaram da reunião representantes dos colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de licenciatura, além de representantes da Pró-Reitora de Graduação (Prograd) e membros do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/Prograd).
A pró-reitora de Graduação, Marlice Nogueira, destaca que as atividades desenvolvidas pela Subcâmara são importantes para a qualificação dos cursos de licenciatura na Universidade, ao conciliarem e colocarem em discussão olhares e perspectivas de áreas diversas de conhecimento e atuação no campo da formação de professores e professoras "por meio do estudo e discussão na Subcâmara, a Política Institucional da UFOP para as licenciaturas será atualizada e reformulada, em consonância com os princípios de formação profissional docente que consideramos relevantes para preparar professores e professoras da educação básica".