Ir para o conteúdo

Semana Acadêmica de Serviço Social movimenta ICSA com intensos debates

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniel Tulher
Com: 
Mariana Reis e Agliene Melquíades

Justiça,  resistência, paz, esperança e palavras de ordem contra a atual governabilidade no país. Essas foram algumas das expressões ditas por estudantes e professores quando indagados sobre um vocábulo que expressasse algum desejo para o tempo atual. A atividade foi uma das ações propostas pela Semana de Serviço Social que ocorreu nos dias 25, 26 e 27, no  Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA).



O evento, organizado por alunos e professores do curso de Serviço Social, contou com rodas de conversa, debates e oficinas. O estudante Iago Vinicius, um dos organizadores, afirma que "é muito importante mesas que promovam essas discussões. O meio acadêmico ainda é elitista, e temos que levar esses debates para a comunidade. Acredito que o principal intuito dessas mesas é promover mobilizações para que possamos dar respostas e construir coletivamente com a população, fora da Universidade".  

Para a estudante, Ligian Lacerda, que participou das atividades, o evento promoveu a interação entre alunos, professores e comunidade, e foi uma oportunidade para estudantes de todos os cursos conhecerem mais sobre o Serviço Social. De acordo com o estudante Edvaldo César Rocha, as rodas de conversa sobre evasão no curso, as dificuldades de conseguir estágio e saúde mental foram discussões importantes no meio acadêmico e devem ser mais exploradas.  

RESUMOS - Na quarta-feira (26), os alunos apresentaram trabalhos de Iniciação Científica. A exposição teve como objetivo ser um instrumento de socialização com base nos relatos de pesquisas já concluídas e as que ainda estão em processo de elaboração. A professora, Carina de Souza, contou que as apresentações não se restringiram apenas a resultados finais de pesquisas concluídas, mas também preocupação em debater algo ainda em processo de construção. A proposta da exposição foi apresentar experiências do cotidiano profissional ufopiano tanto do Serviço Social, quanto de outras categorias, por meio de pesquisa nas disciplinas do curso. 

CONVERSAS - Na última quinta-feira (27), aconteceu, no auditório do ICSA, uma roda de conversa que colocou em debate os movimentos sociais: feminista, sem-terra, étnico-racial e estudantil.

Daniela Maia e Carolina Reis, representantes do Ninfeias, movimento feminista, abriram a roda de conversa com uma dinâmica em que os participantes puderam expressar seus desejos para o futuro. Baseando-se nisso, colocaram em discussão as atitudes machistas que rondam o cotidiano. Daniela e Carolina contaram que o Núcleo de Investigação Feminista atua desde 2013 e desenvolve suas atividades em Ouro Preto e Antônio Pereira.

Kuruzu foi o representante do MTST, movimento dos sem-terra e sem-teto. Ele esclareceu que o coletivo "Ocupação Chico Rei", em Ouro Preto, luta por moradia que, desde 2004, combate a repressão enfrentada e conta com o apoio da população local.

O movimento étnico-racial foi representado por Adilson Pereira dos Santos, participante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neab). O Neab existe desde 2012 e tem como objetivo que a Universidade também aborde e reflita sobre questões de raça. Além disso, Adilson falou sobre resistência e importância da política de cotas.

Por fim, Fatini Santos, Felipe Coelho e Ana Clara Monteiro colocaram em pauta o Mess, movimento estudantil. O grupo apontou as diferenças entre a universidade pública e a particular, além de abordar as dificuldades enfrentadas pelo movimento e de como ele agrega questões de gênero e raça.

Mariana Viana, estudante do curso Serviço Social e integrante da organização da Semana de Serviço Social, diz que espaços de discussões são muito relevantes, pois "a universidade é local importante de discussão, já que muitos movimentos são deixados de lado e são criticados".

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais