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Prograd realiza ação de apoio à orientação acadêmica que visa melhorar índices da graduação

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Thiago Barcelos
Tão importante quanto possibilitar o acesso de estudantes à universidade é garantir sua permanência e a finalização do ciclo. Por diversos motivos, uma quantidade significativa de estudantes leva mais tempo do que o previsto para obter o diploma, enquanto outros sequer atingem essa etapa, desistindo dos estudos antes de terminar a graduação. Tratam-se, respectivamente, de casos de retenção e evasão.  
 
Combater esses problemas é uma das metas que a UFOP visa cumprir em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), vigente até 2025. Neste documento, estabeleceu-se que o número anual de alunos evadidos no conjunto dos cursos da UFOP deve, idealmente, ser inferior a 40% do total anual de ingressantes, e que a taxa de sucesso na graduação seja superior a 70%.
 
A pró-reitora de Graduação da UFOP, Tânia Rossi Garbin, explica que a planilha orçamentária da Instituição reflete diretamente o sucesso dos alunos, ou seja, depende da relação entre a quantidade de discentes que entram e o número de graduados. "O sucesso do aluno significa mais recursos para a Instituição, para o laboratório, para excursões curriculares, mais material… Tudo está relacionado com o sucesso dos estudantes na graduação".
 
APOIO À ORIENTAÇÃO ACADÊMICA - Visando enfrentar esses desafios e melhorar a qualidade dos cursos da Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promove diversas ações por meio do programa Pró-Ativa. Uma delas é a ação de Apoio à Orientação Acadêmica, criada com o objetivo de estimular discussões e propostas de apoio aos estudantes a fim de evitar ou minimizar danos causados por eventuais problemas durante os anos da graduação e, principalmente, combater a retenção e a evasão.
 
Em março deste ano, foi realizada uma chamada pública para adesão ao projeto, em que os colegiados dos cursos de graduação puderam manifestar interesse em participar e indicar um docente ou técnico administrativo do quadro de servidores efetivos para a função de coordenador(a). Será de responsabilidade deste cargo a elaboração e desenvolvimento de um plano de ações concretas relacionadas ao combate à evasão e à retenção, com o apoio de um estudante bolsista e até de outro professor, na função de orientador(a). Esse planejamento deve contribuir diretamente para a melhoria da taxa de diplomação na graduação.
 
AÇÃO DE 17 DE MAIO - No próximo dia 17, como parte do cronograma da ação de Apoio à Orientação Acadêmica, haverá uma reunião on-line com representantes da Prograd e dos colegiados dos cursos. A intenção é promover entre coordenadores eleitos, bolsistas e demais orientadores um debate sobre as ideias iniciais. A orientação acadêmica não é novidade, uma vez que cada curso já se dedica à atividade à sua maneira. O diferencial desta ação consiste no compartilhamento de conhecimentos e no trabalho conjunto, aspectos considerados essenciais para o desenvolvimento de estratégias mais efetivas. 
 
Tânia destaca que "essa ação mostra a importância da orientação acadêmica, reforçando a relevância de algumas ações na Instituição" e se solidariza com os professores. "O que observamos é que os coordenadores dos colegiados, sozinhos, têm muita dificuldade para agir sobre essas variáveis envolvidas nesse processo de orientação. E a gente sabe que o docente, quando assume uma função de coordenador, continua sendo professor. Ele tem suas aulas, suas atividades de pesquisa, de extensão, além das atividades de gestão. Então essa ação é para auxiliar um pouco nesse envolvimento e fazer uma intervenção com mais qualidade". 
 
A pró-reitora admite que é preciso fazer mais.  "Sabemos que é pouco. Não vai dar conta de resolver todo o problema que envolve a orientação acadêmica. Mas é um apoio", pondera a pró-reitora. No entanto, ela declara estar otimista e acredita que, aos poucos, a Universidade será capaz de cumprir com o objetivo de que cada vez mais estudantes terminem os cursos escolhidos com o diploma em mãos. 
 

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