Ir para o conteúdo

Pré-Universitário Humanista tem o melhor desempenho na UFOP em 16 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Elis Cristina - estagiária

O projeto foi criado em 2003, fruto da ideia de um grupo de amigos, sob liderança do ex-aluno do curso de Engenharia de Controle de Automação Luiz Henrique Barchi Bertolucci. Naquela época, a intenção da turma era criar um curso preparatório gratuito e de qualidade, voltado para a disputa de vagas nas instituições federais de ensino superior e técnico. Os resultados surpreendem: somente em 2018 foram contabilizadas 186 aprovações em diversos cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

O "cursinho Humanista", como é popularmente conhecido, é oferecido gratuitamente à comunidade de Ouro Preto e região, sendo o público-alvo a comunidade local e de baixa renda. Por meio de aulas e atividades, o programa prepara os alunos para processos seletivos de ingresso no ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Segundo Luiz Henrique, era notório o distanciamento da academia, e o objetivo do projeto era "romper com o estigma da segregação e do elitismo universitário existente, humanizando as universidades e instituições". Para os atuais coordenadores, a importância do Humanista está na forma como ele, por meio da academia, apresenta a possibilidade de ruptura por meio do ideal humanitário. Através do ideal humanitário, o projeto de extensão oferece um empoderamento cognitivo, além de uma esperança de cursar o tão sonhado ensino superior.

Um levantamento feito pelo projeto em 2018 mostrou que 100% dos ex-alunos do distrito de Cachoeira do Campo recomendam o Humanista. Em Ouro Preto, o índice é de 94,7%. 

O ouro-pretano Arthur Rodrigues está entre aqueles que contam com o Humanista para realizar o sonho de entrar na universidade. O estudante relata que decidiu participar do projeto devido à qualidade do ensino oferecido e por ser gratuito. "Com o cursinho, as minhas chances de entrar na universidade são grandes, e se eu não tivesse conseguido a vaga, provavelmente não iria prestar o ENEM de novo", declara.

Ex-aluno do projeto, Raphael Rodrigues, atualmente estudante da licenciatura em Matemática, conta que foi no Humanista que conseguiu suporte para o ENEM: "Nosso ensino médio é muito defasado, e no cursinho aprendi muita coisa, principalmente como estudar". 

APROVAÇÕES - Segundo o coordenador do projeto, Washington Silva, as 186 aprovações no ano de 2018 representam o melhor resultado em 16 anos. Ele associa essa conquista a quatro pontos: à estrutura organizacional do cursinho, à equipe de instrutores, ao material didático utilizado e ao apoio da Escola de Minas e da Fundação Gorceix. Registros históricos mostram ainda que desde 2007 já são mais de 600 aprovações, sendo que esse número cresce de maneira constante, chegando a 186 em 2018. 

4.png

Divulgação


Outro fator de destaque é a repercussão que o projeto vem causando na comunidade. "As inscrições, de um tempo pra cá, sempre ultrapassam a marca de 700. Como possuímos atualmente um número reduzido de bolsistas, precisamos reduzir também o número de vagas", assinala Washington. Em 2017, foram 32 bolsistas e 320 alunos matriculados, divididos em seis turmas, sendo quatro no município de Ouro Preto e duas no distrito de Cachoeira do Campo. Ao longo do ano, além das aulas, foram oferecidos aos alunos simulados, palestras, oficinas temáticas e o Dia D, o que favoreceu o número recorde de aprovações em 2018. 

O coordenador ressalta ainda que muitos desses aprovados possuíam pouca ou nenhuma esperança em ingressar na universidade. E em 2019, só no primeiro semestre, a equipe já contabilizou 66 aprovações, até a sétima chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), sendo duas inéditas para o curso de Medicina. 

Para Rodrigo Barbosa, coordenador discente, essa conquista se deve "ao profissionalismo, dedicação e empenho de toda a equipe do projeto, mas também, e principalmente, aos esforços de nossos alunos". 

O PROJETO - Atualmente, a estrutura organizacional do projeto é dividida em duas categorias: instrutores, responsáveis por lecionar as disciplinas, e coordenação. Como apoiadores, participam: a Fundação Gorceix, com a doação do material didático e financiamento das bolsas; a UFOP, que, por meio da Escola de Minas, oferece o espaço físico para as aulas e para a secretaria; o cursinho on-line Descomplica; a Rádio Itatiaia e o Pré-ENEM e vestibular Soma. Para este ano, a equipe criou seu próprio material didático, que será disponibilizado para os alunos na plataforma Moodle. 

Ao longo dos anos, o curso teve como coordenadores os docentes Luiz Fernando Rispoli, da Escola de Minas, e Maria do Perpétuo Socorro Moll, do Departamento de Engenharia de Controle de Automação (DECAT), e contou com dezenas de estudantes, que contribuíram para o sucesso do projeto. A fim de manter o profissionalismo e a qualidade do ensino, todos os membros da equipe são avaliados periodicamente pelos alunos.

Para participar do Humanista, é necessário acompanhar as redes sociais do cursinho. A cada início de ano, é disponibilizado um edital com todas as instruções necessárias para a seleção. As aulas são ministradas no Departamento de Geologia (Degeo), Campus Morro do Cruzeiro, e na Escola de Minas do centro. Mais informações pelo e-mail secretariahumanista15@gmail.com.

DEPOIMENTOS

beatriz.jpg

Divulgação
Beatriz Mendanha Reis - ex-instrutora e coordenadora
 

 

Beatriz Mendanha Reis – ex-instrutora e coordenadora: "O cursinho Humanista é uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades e competências para a vida. Como instrutora de matemática pude auxiliar os alunos a desconstruírem medos e dificuldades vindas de toda bagagem escolar. E com eles descobri o prazer de transmitir conhecimento e ensinar ao próximo. No meu período de coordenadora discente vivenciei 'os bastidores' de como fazer o projeto acontecer, ter bons resultados e, acima de tudo, ser um cursinho de qualidade. Tenho orgulho de fazer parte dessa história, pois assim estou contribuindo para a construção de uma universidade para todos e não de um privilégio para poucos".


ludimila.jpg

Divulgação
Ludimilla da Anunciação Tomaz – Ex-aluna

 

 

 

 

 

 

 

Ludimilla da Anunciação Tomaz – Ex-aluna: "Conheci o cursinho através de um amigo que já fazia na época em que a gente estudava junto. Meu primeiro contato com um pré-vestibular foi no Humanista, e foi com a contribuição deles que passei em dois cursos na UFOP: Jornalismo e Serviço Social. Foi uma experiência muito boa, e ao mesmo tempo cansativa, já que moro em Mariana. Mas no final de tudo foi de grande crescimento. Esse projeto é muito importante, pois dá oportunidade para várias pessoas alcançarem o sonho de cursar uma graduação, o que, sem o cursinho, se tornaria algo mais difícil".

carol.jpg

Divulgação
Caroline Dutra – Ex-aluna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caroline Dutra – Ex-aluna: "O cursinho é muito bom. Quando fiz parte dele estava no 3º ano do ensino médio, e valeu muito a pena, uma experiência muito boa. Os professores são excelentes e compreensivos, o que torna o projeto ainda mais importante para a sociedade, pois dá ao aluno uma noção sobre 'universidade', além da base para prestar o ENEM. Eu super recomendo".

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais