Ir para o conteúdo

Palestra aborda aplicação de cotas na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arte: NPG | Foto: Lívia Ferreira
A palestra "Cotas pra quem?" faz parte da programação da XII Mostra de Profissões e será ministrada pelo pedagogo da UFOP Adilson Pereira dos Santos em dois momentos do evento: às 13h, no auditório da Escola de Farmácia, e às 15h, no auditório da Escola de Minas. O objetivo da apresentação é orientar as pessoas que irão concorrer às vagas na Universidade sobre as reservas que a Lei de Cotas estabelece, além de esclarecer algumas dúvidas a fim de evitar desvio na ocupação dessas vagas.
 
Adilson conta que a palestra surgiu diante de uma preocupação: a falta de informações adequadas em relação às políticas de ações afirmativas, especificamente a Lei de Cotas. "Percebe-se que há um nível de desinformação muito grande, e isso repercute quando alguém tem sua matrícula invalidada por não atender aos requisitos da vaga na qual se inscreveu", afirma.
 
A palestra foi ministrada nas três últimas edições da Mostra e em escolas públicas da região. Os professores e diretores dessas escolas são os principais convidados a participarem, para que possam orientar os estudantes sobre: o que são cotas? Quem tem direito? Quais são os requisitos? Como se inscrever? Assim, é possível evitar alguns equívocos.
 
Diferente dos outros anos, nesta edição a palestra falará sobre a Comissão de Heteroidentificação Racial, responsável pela fiscalização dos termos de autodeclaração étnico-racial. A comissão foi introduzida na UFOP no segundo semestre de 2018.
 
A Lei de Cotas define 50% das vagas para pessoas que procedem de escolas públicas. Parte dessa reserva é destinada a pessoas de baixa renda, outra parte, a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Adilson ressalta que as ações afirmativas foram criadas para que todas as pessoas possam competir no mercado e exercer seus direitos com igualdade: "A Lei de Cotas é uma medida que busca corrigir as distorções históricas da sociedade e dar oportunidades iguais, por isso precisa ser cumprida de forma séria e responsável".
 
 
ATUAÇÃO NA UFOP - Adilson é mestre em Educação, Cultura e Comunicação, doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e atua nas áreas de processos educacionais de inclusão/exclusão, políticas para o ensino superior e ações afirmativas. Atualmente é pró-reitor adjunto de Graduação da UFOP e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).
 
A MOSTRA - A Mostra de Profissões da UFOP é um evento anual que tem o objetivo de apresentar os cursos da Universidade por meio de palestras, salas interativas, apresentações culturais e visitas monitoradas a estandes e laboratórios. A última edição reuniu cerca de nove mil alunos de escolas públicas e privadas. A XII Mostra de Profissões acontece em 31 de agosto, das 13h às 17h, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. As inscrições para participantes estão abertas. Confira a programação completa.
 
Outras palestras serão realizadas durante o evento:
 

 

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais