skip to content

Matrículas para Período Letivo Especial podem ser feitas a partir de 10 de agosto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Foi publicada nesta sexta (10), no Boletim Administrativo da UFOP, a Resolução Cepe nº 8.000, que regulamenta e define o calendário do Período Letivo Especial (PLE) Emergencial. Com isso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em um trabalho conjunto com as unidades acadêmicas e departamentos, inicia a implementação do PLE. As aulas têm início em 24 de agosto e término em 17 de outubro, e a participação dos departamentos, docentes e discentes é facultativa. 
 
As disciplinas ofertadas devem ser definidas pelos departamentos, que têm até 29 de julho para encaminhar às seções de ensino da suas respectivas unidades acadêmicas os componentes a serem ofertados. Neste momento, já devem ser indicados o código e nome do componente, os professores responsáveis, as cargas horárias, entre outras informações da oferta.
 
PLATAFORMAS - A plataforma escolhida para realização das atividades é a Moodle, que já é utilizada pelos cursos a distância da Universidade. "Entre outras ações, nós vamos contar com o apoio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) para capacitar os docentes dos cursos presenciais, de forma que possam utilizar da melhor forma possível os recursos que a Universidade tem disponíveis", conta o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Santos. 
 
Duas ações de capacitação já recebem inscrições. O workshop "Tecnologias Digitais para Educação Superior em Tempos de Pandemia", ofertado pela UFOP em parceria com a UFMG, tem início nesta segunda (13). Já o curso "Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino", uma ação da Prograd e da Pró-Reitoria de Gestão de pessoas (Progep) em parceria com o Cead, recebe inscrições até 29 de julho. 
 
A Prograd vai disponibilizar monitores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TCI) para alunos e professores que não dominam a ferramenta. Está autorizada a utilização de outras plataformas (Google Classroom, Canvas, WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros), desde que o docente se responsabilize pelo cadastro do discente e pela organização das informações para acesso futuro, se necessário. 
 
MATRÍCULAS - Cada estudante vai poder realizar matrículas em até duas disciplinas, e o processo vai acontecer em etapa única, sem o período de ajustes. Os componentes curriculares cursados pelos alunos, com aprovação e reprovação, devem ser registrados no histórico escolar. O discente pode ainda solicitar o cancelamento da matrícula, apresentando justificativa documentada, que deve ser avaliada pelo Colegiado de Curso e/ou pela Prograd. A solicitação deve ocorrer antes de 19 de outubro, início do período de realização do exame especial.
 
A proposta, que teve uma primeira versão apresentada pela Prograd aos departamentos, foi construída com base em ampla discussão junto à comunidade e na pesquisa realizada com os alunos de graduação. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) também analisou e aprovou o texto final, que pode ser acessado aqui.

Veja também

21 Janeiro 2021

Confira as ligas acadêmicas da UFOP com processos seletivos abertos: Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (Lasmu) com o tema...

Leia mais

19 Janeiro 2021

A Liga Acadêmica de Nefrologia Aplicada (LANA) oferece 10 vagas que podem ser preenchidas por estudantes de Medicina, Nutrição, Farmácia...

Leia mais

18 Janeiro 2021

Iniciamos agora, ainda de forma remota, o semestre 2020/1, suspenso em março do ano passado em função da pandemia do...

Leia mais

14 Dezembro 2020

A arrecadação de alimentos não perecíveis, cestas básicas e materiais de limpeza realizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do...

Leia mais