Os ingressantes dos cursos de Direito, Museologia e Administração Pública da UFOP foram recepcionados neste mês de outubro com uma programação diversificada, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes em parceria com o projeto de extensão "Retratos de Coragem: História e Memória da Ditadura Empresarial-Militar em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade".
A programação, que teve como eixo temático "Ditadura: Verdade, Memória e Justiça", teve apoio dos Centros Acadêmicos, dos representantes do curso de Administração Pública, da Associação de Docentes da UFOP, da Comissão de Ocupação do Memorial de Direitos Humanos, do Comitê de Memória, Verdade e Justiça do Inconfidentes e do Movimento Ditadura em Minas Gerais.
Com o objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes, a recepção contou com uma aula aberta de integração entre os cursos e trouxe debates sobre memória sensível, turismo de memória, o Estado como promotor e violador de direitos e o sistema penal, com a participação de convidados do Memorial de Direitos Humanos de Minas Gerais (antigo DOPS).
Os estudantes também puderam participar de visitas guiadas ao Centro Histórico com a pesquisadora Letícia Ribeiro, do projeto Ditadura em Minas Gerais. O foco da visita foi despertar o pensamento crítico, a partir da perspectiva histórica, da lembrança do período da ditadura militar e da compreensão dos impactos daquela época no município.
No último dia da programação, os estudantes visitaram o Memorial de Direitos Humanos, em Belo Horizonte.