Ir para o conteúdo

Estudantes aprovados no Sisu 2019/2 realizam matrícula presencial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

matricula_3.jpg

Lívia Ferreira
Paulo está ingressando em seu segundo curso de graduação.

 
Nesta primeira confirmação presencial, que englobou a primeira, segunda e terceira chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFOP realizou 936 matrículas para o segundo semestre letivo de 2019, registrando 68% de ocupação das vagas. Foram ofertadas vagas em 37 cursos, distribuídos pelos Campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
 
Paulo Diniz, de 40 anos, veio de Belo Horizonte com seu filho fazer a matrícula. Ele escolheu a UFOP para fazer seu segundo curso de graduação. "A UFOP é uma instituição de referência e próxima a minha cidade, foi combinação de fatores", explicou Paulo, que ingressa no curso de Direito. 
 
Do total, o maior número de ingressantes têm idade entre 18 e 24 anos, contabilizando 770 novos alunos. De 25 a 40 anos, são 125 calouros. Já com 17 anos há um total de 29 ingressantes e, acima de 40 anos, 12. Além disso, foram recebidos nove candidatos pelas reservas de vagas para pessoas com deficiência. Até o momento, foram registrados 57,37% calouros do sexo masculino e 42,63% do sexo feminino. 
 
Dos alunos ingressantes nesta primeira matrícula presencial, 86% são do estado de Minas Gerais. Destes, 33% são das cidades-sede, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, ou de cidades próximas. 
 
Yasmim Iara Maia Gorriaran é de São Francisco do Sul, cidade histórica de Santa Catarina, e escolheu o curso de museologia da UFOP porque acredita que Ouro Preto é uma cidade ideal para fazer essa graduação, já que é patrimônio mundial e tem um rico acervo histórico. "É a minha primeira graduação, é muito empolgante estar aqui na UFOP, em Minas, porque estudei muito para passar no vestibular. Minhas expectativas são bem altas", revelou.
 

matricula_2.jpg

Lívia Ferreira
Ramon veio acompanhado de sua tia para fazer a matrícula.
 
 
Já Ramon Moreira tem 18 anos, vem de Pirapora, Minas Gerais, e é calouro de Ciência e Tecnologia de Alimentos . Para ele, a escolha da UFOP se deve à diversidade de cursos e à beleza local.
 
Vale lembrar que ainda são previstas oito chamadas e três confirmações presenciais de matrícula, sendo que duas delas ocorrem antes do início das aulas, em 12 de agosto.
 
Quem ainda espera uma vaga na UFOP para o próximo semestre, deve manifestar interesse por vaga.

 

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais