Ir para o conteúdo

Curso de Engenharia Urbana da UFOP é avaliado pelo MEC com nota máxima

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O curso de Engenharia Urbana da UFOP, primeiro do país em nível de graduação, recebeu nota 5 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A classificação foi realizada recentemente por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC, considerando a adequação do curso às Diretrizes Curriculares Nacionais. 
 
A avaliação levou em conta a infraestrutura oferecida pelo curso, o projeto pedagógico elaborado com base nos componentes curriculares, ou seja, o conteúdo das disciplinas oferecidas, e também o corpo docente e técnico. Foram analisados ainda documentos da Política das Engenharias da UFOP e resoluções do Conselho Universitário.
 
A pró-reitora de Graduação, Tânia Garbin, explica como se inicia o processo de avaliação, que só ocorre a partir de uma iniciativa da universidade. "A universidade precisa solicitar ao Inep o reconhecimento do curso, e a avaliação é realizada após a primeira turma concluir todos os componentes curriculares". No caso da UFOP, a formatura da 1ª turma do curso de Engenharia Urbana aconteceu em abril deste ano. 
 
Para a coordenadora do curso, Bárbara Abreu, o que contribuiu para a nota máxima recebida foram as características do projeto do curso. "A nota 5 é reflexo de um projeto pedagógico moderno e coerente com as Diretrizes Curriculares mais recentes, de uma infraestrutura de excelência, de estarmos inseridos em uma Instituição de renome, com engajamento do corpo docente, técnico-administrativo e discente e, também, da preocupação com a formação de profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios existentes nas áreas urbanas". 
 
A chefe do Departamento de Engenharia Urbana (Deurb), Barbara Mendanha, conta que o profissionalismo do corpo técnico e docente foi fundamental para o reconhecimento e avaliação positiva do curso. "É reflexo de um grupo de professores e técnicos administrativos unidos pelo propósito de entregar ao mercado de trabalho profissionais de excelência, capazes de melhorar a vida nas cidades e as práticas gerais na engenharia", afirma.
 
A história do curso teve os primeiros passos em 2009, quando já se discutia a possibilidade de criar a graduação em Engenharia Urbana, mas, somente em 2012 o projeto pedagógico foi formalizado e submetido às instâncias institucionais. O 10º curso da Escola de Minas foi aprovado em maio de 2017 e a primeira turma iniciou as atividades no ano seguinte.
 
Para Ana Luiza Rodrigues, primeira aluna a se formar, em janeiro deste ano, antes da turma, por ter sido aprovada em primeiro lugar no Mestrado em Geotecnia e Transportes da UFMG, fazer parte da primeira turma do curso no Brasil foi a melhor escolha. "Sem dúvidas, o curso marcou a minha história e carrego uma bagagem riquíssima, que soma ao meu pessoal e profissional. A cada passo dado por todos que construíram o curso, eu me sentia pertencente e entusiasmada. Foram muitos os desafios enfrentados, mas é uma honra enorme ver que conseguimos juntos trilhar um caminho de sucesso. A Engenharia Urbana, da Escola de Minas, da UFOP, é nota 5! Que orgulho!", comemora. 
 
 
 
 
 

Veja também

28 Setembro 2023

mostra_de_profissoes_2023_-_jm_-_destaque.png No dia 21 de outubro, a I Mostra por Dentro da UFOP vai apresentar a estrutura do campus da...

Leia mais

19 Setembro 2023

campanha_recepcao_de_calouros_2023_-_destaque_prog.png Para receber calouros e veteranos, a UFOP preparou uma vasta programação com muita informação e diversão. As ações estão...

Leia mais

18 Setembro 2023

A Mostra de Jogos e Design de João Monlevade, que aconteceu no final de agosto, foi uma oportunidade para os...

Leia mais

18 Setembro 2023

As Carteirinhas Institucionais da UFOP já estão disponíveis para os calouros do período 2023/2. Confira onde buscar: CURSO LOCAL Administração...

Leia mais