skip to content

Coordenadoria de estágio da UFOP divulga vagas de estágio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Coordenadoria de Estágio é um setor da PROGRAD que fica responsável pela divulgação de vagas de estágio, trainee e emprego dentro da universidade. Na página, os alunos podem consultar as vagas oferecidas por instituições fora da UFOP, assim como outras ofertadas dentro da própria universidade. Confira AQUI as vagas disponíveis para estágio.

A Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, regulamenta a atividade de estágio e o determina como um ato educativo escolar supervisionado a ser desenvolvido no ambiente de trabalho, buscando a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Segundo o setor de estágios da UFOP, quase três mil alunos da universidade realizam estágio anualmente. 

Existem duas modalidades de estágio na instituição, o obrigatório e o não-obrigatório. Os estágios obrigatórios estão previstos nos projetos pedagógicos dos cursos, e é um dos pré-requisitos para a formação dos alunos. Já os não-obrigatórios são desenvolvidos como atividade opcional. Durante todo o período de estágio, os alunos são acompanhados por um professor-orientador e um supervisor no estágio que vão acompanhar o desenvolvimento do aluno. A UFOP oferece o seguro de acidentes pessoais para todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, que se estende a todas as demandas pertencentes as atividades curriculares.

Segundo o Coordenador de Estágio da UFOP, Carlos César Araújo, a maioria dos estágios realizados são estágios obrigatórios, aqueles que o aluno tem que fazer para concluir o curso. Muitos alunos tentam fazer o estágio nas férias, pelo fato de Ouro Preto ser uma cidade do interior e não ter muita oferta de vagas. Mas, para o currículo dos alunos, é muito importante a prática e conhecer o dia a dia da profissão que eles vão seguir no futuro. 

Os requisitos para realizar um estágio pela instituição são:
- Ser aluno regularmente matriculado na UFOP;
- A assinatura do termo de compromisso entre o aluno, a universidade e a instituição que está oferecendo o estágio;
- Compatibilidade entre atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso;
- Acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e pelo supervisor do estágio, comprovado por vistos nos relatórios e por menção de aprovação final.

Veja também

19 Setembro 2018

A Coordenadoria de Assuntos Patrimoniais (CAP) divulga o resultado da seleção de bolsista para auxiliar na área de Direito Administrativo...

Leia mais

14 Setembro 2018

Os ingressantes do semestre 18.2 podem retirar as canecas mediante apresentação do atestado de matrícula ou carteirinha até 28 de...

Leia mais

5 Setembro 2018

A apresentação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Farmácia, já aprovado por seu Colegiado (Cofar), acontece na quarta...

Leia mais

5 Setembro 2018

Um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes de ensino médio é a escolha de uma profissão. Na hora...

Leia mais