skip to content

CA de Administração realiza Simpósio com empresários

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Em parceria com a coordenação do curso de Administração da UFOP, o Centro Acadêmico de Administração (CAADM) promoveu a primeira edição do Simpósio com Empresários. O evento reuniu alunos de todos os períodos do curso no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) nos dias 14 e 15 de maio.
 
Com o tema "Desafios para o Empreendedor na Atualidade", o evento buscou propiciar espaços de debate com empreendedores de diferentes áreas e empresas da região. Na mesa-redonda "Ex-alunos empreendedores", mediada pela professora Carolina Maranhão, os ex-alunos Stefano Cattapan, Angélica Silva e Mariane Ferreira dividiram suas experiências na universidade e no mercado empreendedor com o público presente. 
 
Eles destacaram os contratempos enfrentados no mercado e o desafio de levar a teoria da universidade para a prática empresarial, relatando as dificuldades encontradas no exercício da atividade. De acordo com Mariane, a falta de prática ao longo do curso dificulta a visualização do profissional. “Nós vemos muita teoria e exemplos relacionados apenas a grandes empresas. Acabam faltando exemplos práticos de negócios como a padaria do senhor da esquina, de como aplicar a teoria no dia a dia de uma empresa”, completa.
 
Colocar a teoria na prática não é o único desafio. Segundo Angélica, a pouca experiência foi um desses obstáculos no início de sua empresa. "Além de ser jovem, enfrentei dificuldades no início da empresa por ser mulher. As pessoas também me questionavam sobre a formação em Administração, no entanto, dizer ser formada na UFOP gerou impressões positivas devido à credibilidade do curso no mercado", afirma.

_dsc0177.jpg

Divulgação
Alunos do curso de Administração participando da mesa com ex-alunos empreendedores
 
PARTICIPAÇÃO - Discentes de todos os períodos do curso participaram do evento, levando considerações e dúvidas para a mesa. Para Raniele Batista, aluna do primeiro período de Administração, atividades como o simpósio são importantes porque incentivam os alunos ingressantes, fazendo-os visualizar as possibilidades do mercado de trabalho após a universidade.
 
O coordenador do simpósio e vice-presidente do CAADM, Samuel Pimenta, explica que o evento é um desdobramento da VIII Semana de Administração, realizada em novembro de 2017. A ideia de realização surgiu com base na demanda por atividades em que os alunos pudessem participar de forma mais direta, em formato de mesas-redondas. "O caráter informal de um encontro como esse possibilita a construção de conhecimento de forma diferente da sala de aula. Acredito que eventos assim estavam em falta. Aqui estamos cumprindo com o papel multidisciplinar da universidade dando a oportunidade de crescimento mútuo", finaliza.

Veja também

19 Setembro 2018

A Coordenadoria de Assuntos Patrimoniais (CAP) divulga o resultado da seleção de bolsista para auxiliar na área de Direito Administrativo...

Leia mais

14 Setembro 2018

Os ingressantes do semestre 18.2 podem retirar as canecas mediante apresentação do atestado de matrícula ou carteirinha até 28 de...

Leia mais

5 Setembro 2018

A apresentação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Farmácia, já aprovado por seu Colegiado (Cofar), acontece na quarta...

Leia mais

5 Setembro 2018

Um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes de ensino médio é a escolha de uma profissão. Na hora...

Leia mais