Ir para o conteúdo

CA de Administração realiza Simpósio com empresários

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Em parceria com a coordenação do curso de Administração da UFOP, o Centro Acadêmico de Administração (CAADM) promoveu a primeira edição do Simpósio com Empresários. O evento reuniu alunos de todos os períodos do curso no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) nos dias 14 e 15 de maio.
 
Com o tema "Desafios para o Empreendedor na Atualidade", o evento buscou propiciar espaços de debate com empreendedores de diferentes áreas e empresas da região. Na mesa-redonda "Ex-alunos empreendedores", mediada pela professora Carolina Maranhão, os ex-alunos Stefano Cattapan, Angélica Silva e Mariane Ferreira dividiram suas experiências na universidade e no mercado empreendedor com o público presente. 
 
Eles destacaram os contratempos enfrentados no mercado e o desafio de levar a teoria da universidade para a prática empresarial, relatando as dificuldades encontradas no exercício da atividade. De acordo com Mariane, a falta de prática ao longo do curso dificulta a visualização do profissional. “Nós vemos muita teoria e exemplos relacionados apenas a grandes empresas. Acabam faltando exemplos práticos de negócios como a padaria do senhor da esquina, de como aplicar a teoria no dia a dia de uma empresa”, completa.
 
Colocar a teoria na prática não é o único desafio. Segundo Angélica, a pouca experiência foi um desses obstáculos no início de sua empresa. "Além de ser jovem, enfrentei dificuldades no início da empresa por ser mulher. As pessoas também me questionavam sobre a formação em Administração, no entanto, dizer ser formada na UFOP gerou impressões positivas devido à credibilidade do curso no mercado", afirma.

_dsc0177.jpg

Divulgação
Alunos do curso de Administração participando da mesa com ex-alunos empreendedores
 
PARTICIPAÇÃO - Discentes de todos os períodos do curso participaram do evento, levando considerações e dúvidas para a mesa. Para Raniele Batista, aluna do primeiro período de Administração, atividades como o simpósio são importantes porque incentivam os alunos ingressantes, fazendo-os visualizar as possibilidades do mercado de trabalho após a universidade.
 
O coordenador do simpósio e vice-presidente do CAADM, Samuel Pimenta, explica que o evento é um desdobramento da VIII Semana de Administração, realizada em novembro de 2017. A ideia de realização surgiu com base na demanda por atividades em que os alunos pudessem participar de forma mais direta, em formato de mesas-redondas. "O caráter informal de um encontro como esse possibilita a construção de conhecimento de forma diferente da sala de aula. Acredito que eventos assim estavam em falta. Aqui estamos cumprindo com o papel multidisciplinar da universidade dando a oportunidade de crescimento mútuo", finaliza.

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais