Ir para o conteúdo

Aula magna do curso de Administração Pública recebe o deputado Patrus Ananias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Adrielle Ferreira
Palestrante Patrus Ananias em aula magna no auditório do Cead.
A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em encontro que aconteceu no auditório do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), na última segunda (1º). A mesa do evento contou ainda com a presença da diretora do instituto Kátia Gardênia Henrique da Rocha, o presidente da câmara de vereadores de Ouro Preto Zé do Binga e a reitora da UFOP Cláudia Marliére.
 
O deputado palestrou sobre a administração pública e as políticas públicas, numa oportunidade focada no debate sobre a importância dessas ações no desenvolvimento social do Brasil. Patrus pontuou que as políticas públicas estão diretamente vinculadas e organizadas pelo Estado e só se tornam realidade no Estado Democrático de Direito, que possui o papel de prevenir, cuidar e remediar, em um contexto de liberdade de expressão e de conhecimento. 
 
Sobre a escolha do tema da aula, Patrus diz que se baseou no recente momento político vivido no país e reafirma a importância do estado: "Escolhi esse tema pela importância dele. Nós vivemos em um momento em que muitas pessoas defendem o Estado Mínimo, como se o mercado pudesse substituir o estado. O mercado é importante, mas ele cuida de negócios. Para pensar o futuro, planejar, implementar políticas públicas, garantindo o desenvolvimento do nosso país, das nossas cidades, como Ouro Preto, preservar o nosso patrimônio histórico e cultural como nessa cidade, nós precisamos do estado, do Estado Democrático de Direito".
 
Patrus é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas). No início dos anos 90, foi eleito vereador em Belo Horizonte e prefeito pela cidade em seguida. Atuou como deputado federal nos anos 2000, e durante o mandato se tornou o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) auxiliando na consolidação do Programa Bolsa Família. 
 
A reitora da UFOP Cláudia Marliére atestou a importância de uma aula ministrada por um convidado como o Patrus: "É uma pessoa que traz consigo uma experiência grande e consolidada em relação a importância da questão pública, da responsabilidade do estado e das políticas públicas que o estado tem que desenvolver. Ele mostra com muita clareza a importância do estado para a sociedade, principalmente para a nossa sociedade. É um prazer imenso ter o Patrus aqui abrindo esse primeiro semestre de 2024".
 
O evento foi planejado com o intuito de integrar os recém-chegados na Universidade, levando em consideração que a turma presente é apenas a 2ª na modalidade presencial. O calouro Carlos Miguel expôs sua visão sobre a importância da palestra neste início de curso: "Acho muito importante pra gente ter uma visão geral sobre uma pessoa experiente nesse cargo, que conhece e tem várias vivências. Eu achei muito interessante a palestra". 
 
A programação da semana de integração do curso prevê ainda: apresentação da Prace nesta quarta-feira (3); palestra com as professoras Dulce Pereira e Simone Martins (UFV) na quinta-feira; e um bate-papo com veteranos do curso na sexta-feira.
 
Confira o vídeo produzido pela TV UFOP:
 

 

 

Veja também

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais