
Criado por Geovana Zanaki em sex, 19/06/2026 - 18:18 | Editado por Lígia Souza há 21 minutos.
O retorno presencial das Solenidades Oficiais de Conclusão dos Cursos de Graduação — interrompido por mais de quatro anos — foi um momento aguardado com ansiedade por toda a comunidade acadêmica, visto que a última solenidade foi realizada com as turmas do período 19.2, antes da pandemia.
As solenidades ocorreram ao longo de três dias e foram destinadas aos estudantes concluintes de todas as unidades acadêmicas da UFOP. As cerimônias contaram com a participação dos diretores das unidades de ensino, do reitor Luciano Campos, da vice-reitora Roberta Fróes e da pró-reitora de Graduação, Marlice Nogueira.
O reitor Luciano Campos destacou que a retomada das colações presenciais era um sonho da gestão desde o início. “A gente entendeu que os estudantes não podem sair da Universidade sem que esse momento seja coroado simbolicamente e que eles possam se despedir, junto com seus familiares, da Universidade na qual ficaram por vários anos”, disse.
colacao_3.png

Já a pró-reitora de Graduação, Marlice Nogueira, ressaltou que a demanda pela cerimônia presencial partiu dos próprios estudantes, ainda no início da gestão, em fevereiro de 2025. “Isso é um sonho do Luciano e também nosso, na Prograd, porque sabemos que faz diferença para os alunos. A gente vê a carinha deles hoje: estão felizes, as famílias estão aqui. É muito importante para nós”, emocionou-se.
O professor Mateus Henrique de Faria Pereira, diretor do ICHS, avaliou a retomada como uma verdadeira virada de página dos efeitos da pandemia, que ainda se fazem sentir na comunidade acadêmica. “A função da Universidade é, em última instância, o estudante. Ver os estudantes e suas famílias satisfeitos, exercendo o direito de ter uma cerimônia, é muito bom. E é uma alegria, porque nós, do ICHS, cobramos das três chapas que concorreram à reitoria o retorno dessa atividade celebrativa”, afirmou.
O diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior, destaca que a retomada foi possível graças ao empenho da administração universitária e das equipes envolvidas na organização do evento, mesmo diante de desafios como as restrições orçamentárias. “Foi um grande esforço coletivo para viabilizar uma cerimônia à altura dos nossos estudantes e de suas trajetórias. Em um cenário de dificuldades, a Universidade conseguiu reunir recursos e mobilizar sua equipe para entregar uma solenidade que valoriza os egressos e suas conquistas”, afirma.
colacao_5.png

Para o diretor da Escola de Educação Física da UFOP, Bruno Ocelli, a retomada das solenidades representa um marco para a Universidade, por valorizar e celebrar sua principal missão, que é a formação dos estudantes. Segundo ele, a cerimônia simboliza o reconhecimento não apenas da trajetória acadêmica dos concluintes, mas também de toda a rede de apoio que os acompanha ao longo desse percurso, como familiares e amigos. “Celebrar essa conquista é reafirmar a razão de ser da Universidade e o papel social que ela desempenha, além de contribuir para a humanização das relações dentro da instituição”, destaca.
O diretor ressalta ainda que a retomada das solenidades era um desejo compartilhado pela comunidade acadêmica da Escola de Educação Física e pelos próprios estudantes. Apesar dos desafios envolvidos na realização do evento, ele avalia que a iniciativa liderada fortalece os vínculos institucionais e proporciona um momento significativo para os concluintes.
FORMANDOS – Ao todo, 148 concluintes se inscreveram para a solenidade, que contemplou os campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Os estudantes receberam beca e capelo gratuitamente e, durante a cerimônia, o tradicional canudo de formatura, com os cumprimentos das autoridades da mesa de honra e dos professores homenageados de cada curso.
colacao_6.png

Para os formandos, a cerimônia foi a realização de um sonho. Maria Giulia, concluinte do curso de História, já havia se formado em outra graduação sem vivenciar a colação presencial. “É uma simbologia que marca o fim de um ciclo. É muito gratificante. Eu nunca pensei que fosse fazer uma colação presencial. Para mim, está sendo um sonho realizado, estou me sentindo num filme”, contou. Ela falou ainda sobre o impacto da cerimônia para as famílias, destacando que o orgulho que sentiu pôde ser compartilhado com seus familiares.
Larissa Arruda, formanda de Jornalismo, recebeu o convite no dia do seu aniversário e disse ter chorado de alegria. “É um marco muito grande, não só para a gente, que conclui essa fase, mas para as nossas famílias, que fizeram sacrifícios financeiros e emocionais para estarmos aqui”, disse emocionada, acrescentando que, “quando peguei o diploma por ofício, não senti que estava formada de verdade”.
Nathalia Paes, também de Jornalismo, celebrou a presença da mãe e do irmão. “Ter eles aqui é uma alegria enorme, porque poucas pessoas na minha família são formadas. É um retorno simbólico por tudo que eles investiram em mim. Eu sei que eles estão felizes por eu ter chegado até aqui”, concluiu.
colacao_7.png

Para a cerimonialista Júnia Pena Fagundes, responsável pela organização do evento, a retomada das solenidades representa um avanço na democratização do acesso a esse momento simbólico. Segundo ela, o formato da cerimônia oportuniza a "todos os alunos que concluíram os nossos cursos de graduação participar de uma solenidade bem estruturada, bonita, com suas famílias". Ela disse que acha "muito importante e marcante trazer essa isonomia, independentemente do curso, da classe social ou da condição financeira" dos alunos.
Júnia explicou que todos os concluintes do semestre 25.2 foram convidados por e-mail institucional e pessoal, com inscrição feita por formulário. Devido à alta procura também por formandos do período 25.1, uma nova solenidade oficial está prevista para o próximo mês. Os convites serão enviados em breve.
A cerimônia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) será realizada em julho, em data a ser definida.



Ouvidoria




