skip to content

50 anos da UFOP é tema de exposição de estudantes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os alunos do sétimo período do curso de Museologia inauguram, na próxima semana, a exposição curricular "É TEMPO DE UFOP: O todo sem as partes não é todo". A exposição é realizada anualmente, como componente obrigatório para a conclusão do curso de Museologia, e já está em sua nona edição. Neste ano em que a UFOP comemora 50 anos, o objetivo do projeto é mostrar o processo de expansão e crescimento da Universidade ao longo dos anos.
 
A exposição é preparada em dois semestres. Por meio democrático, alunos e orientadora, professora Priscilla Arigoni, escolhem o tema que será apresentado. Neste ano, a convite da Comissão de Comemoração dos 50 anos da UFOP, o tema abordado é a Universidade.
 
No primeiro semestre, na disciplina de Museografia II, os alunos preparam o desenvolvimento do projeto. Eles buscam informações em documentos oficiais, acervos, relatos e, a partir do resultado dessa pesquisa, fazem um recorte e montam a narrativa da exposição. Já no segundo semestre, na disciplina de Exposição Curricular, é colocado em prática tudo o que foi pesquisado, desenhado e projetado. Os estudantes montam a exposição, apresentam ao público e fazem a prestação de contas de tudo o que foi gasto.
 
A professora orientadora, Priscilla Arigoni, afirma que o projeto permitiu de fato entender como a UFOP se apresenta. "Vamos mostrar a imagem da Universidade, como essa identidade se construiu, percebendo como foi esse processo e construindo uma trabalho para mostrar ao público".
 
A aluna Lunara Ferreira conta que a realização do projeto foi um grande desafio. "Somos uma turma de 20 alunos, cada um trazendo consigo experiências extraclasse, o que está sendo fundamental para a exposição. Contar um pouco dessa história através da perspetiva dos alunos é uma possibilidade da própria Universidade se (re)conhecer".
 
O estudante Bruno Couto também participou da elaboração da exposição. Ele diz que a preparação e montagem da exposição curricular opera como um momento de síntese teórica e prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Museologia. "Cada aluno é responsável por uma parte no desenvolvimento do projeto, e fiz a elaboração da narrativa da exposição e do projeto gráfico, no tratamento das imagens utilizadas no circuito expositivo", conta o discente.
 
INAUGURAÇÃO - A cerimônia de inauguração da exposição acontece no dia 1º de novembro, às 19h, na Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro.
 
A exposição estará aberta à visitação do público em geral de 4 a 29 de novembro de 2019, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
 
A foto de destaque desta matéria é do filme “Rebelião em Vila Rica" (1958). Dirigido por Renato e Geraldo Pereira, a obra se passa na década de 1940, quando um grupo de estudantes rebela-se contra a tentativa de fechamento do parque metalúrgico e a transferência da Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto para outra cidade. Foi o primeiro filme colorido realizado no Brasil e, além de tematizar a Escola de Minas, teve cenas rodadas em sua então sede no antigo Palácio dos Governadores.⁣ ⁣⁣

 

Veja também

13 Janeiro 2016

Com informações do site da OAB A cerimônia foi realizada na quarta (13), em Brasília, sendo a UFOP representada pela...

Leia mais

15 Janeiro 2016

Com Gabriel Campbell Desde quarta (13) até sexta (22), estudantes que fizeram o Enem 2016 e selecionaram o curso de...

Leia mais

20 Janeiro 2016

O Programa de Educação Tutorial convoca alunos do 2º ao 6º período de Farmácia para se juntarem a equipe. Os...

Leia mais

20 Janeiro 2016

A Verbalize! - Empresa Júnior de Comunicação, seleciona estudantes do curso com interesse em atuar nas áreas de Comunicação, Gestão...

Leia mais