Ir para o conteúdo

O outro lado do teatro é mostrado em exposição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Na sala Diamantina, pequenas salas de teatro de todo país. Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo… É a Exposição de Maquetes de Cenografia, que fica aberta ao público até domingo. Os trabalhos são resultado da disciplina de Cinografia I, do curso de Artes Cênicas da Ufop e cada maquete traz uma história diferente. 

A professora responsável por passar essa experiência para os alunos é Carolina Bassi de Moura. Ela conta que é o trabalho final e a primeira maquete que eles fizeram. “Antes disso, a gente só tinha feito exercícios elementares para prepará-los a fazer esse exercício final, que é mais complexo, explicou a professora.

2016_07_12_expomaquetesdecenario_op_fotonatytorres-4.jpg

Naty Torres
A exposição pode ser visitada até o próximo domingo (17).


Carolina deu aos alunos duas opções: a escolha de um espetáculo já montado para ser reproduzido em forma de maquete, ou escolher um texto clássico e criar uma cenografia para esse texto. Segundo a professora, a maioria quis criar essa cenografia nova. 

Como o Festival trata de trabalhos artísticos, oportunidades de exposições como esta trazem ao público a possibilidade de imaginar e enxergar que aquela cenografia que se vê quando se vai ao teatro, ela é construída seguindo critérios pré-estabelecidos.

Segundo Bassi de Moura, tem todo um planejamento para que aquele espetáculo aconteça. “Tudo dentro do teatro é signo e significado", para além das expressões gestuais e corporais, disse, acrescentando que, "então, podemos trazer tanto para os alunos quanto para as pessoas comuns, do ponto de vista teatral, esse conhecimento”, completa.

Quem visita a exposição encontra cenografias como o Teatro de Solei, Sonho de uma noite de verão, Tempestade, O auto da barca do inferno e muitas outras. Vale a pena conferir!

Acompanhe a cobertura do Festival!

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais