Ir para o conteúdo

Cantor Lineker emociona público durante o Festival

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A luz apaga. O pianista Chicão chega como quem não quer nada. A luz acende por cima dele, e, num solo de piano, ele dá inicio ao espetáculo. Lineker, de salto agulha, macacão e maquiagem de cor azul inicia sua performance musical e cênica tão esperada por todos. Podemos até fazer uma analogia ao filme Azul é a Cor Mais Quente.

Entre gritos e rasantes no chão, o cantor conquista a plateia de cara, que aplaude e grita. No chão são cantadas diversas músicas antigas e contemporâneas, utilizando composições próprias e de outros autores. Dentre eles: Björk, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Chico Buarque. 

Suas canções vão do calmo e sereno ao eufórico e efervescente. Seu corpo acompanha o ritmo com uma precisão e desenvoltura que preenche o palco. 

No show, músicas de seu recente disco Verão, lançado em fevereiro, que só são executadas por voz e piano, permitem a plateia vivenciar uma experiência única. “As músicas de agora só faço durante minhas apresentações em teatro; sintam-se especiais”, brinca Lineker. 

O microfone é largado no chão e começa uma música sensual, e, com ela, sua performance de strip-tease. O macacão dá lugar à um maiô e à uma meia ¾. A música Geni, de Chico Buarque, começa a ser interpretada com um ar de protesto a todas as vítimas agredidas e assassinadas por preconceito e intolerância. “Vamos fazer um combinado aqui, hoje, de não aceitarmos mais a violência. Vamos ao menos falar sobre o assunto. Chega de apedrejarmos nossas e nossos ‘Genis’”, sugestiona. “Há pouco fiquei sabendo da morte de um dos professores da UFOP. Basta!”, constata fazendo referência ao professor da Universidade, morto no início do mês na cidade de Montes Claros.

2016.07.12_linekerechicao_op_iriszanetti-2.jpg

Íris Zanetti
Lineker canta vários sucessos no palco

 

Outro protesto suscitado pelo cantor foi durante o lançamento de "Golpe", sua nova música. Misturando música com discurso, o artista fez manifestações contrárias à saída da presidente Dilma, e pela chegada do Temer no poder.

O palco fica pequeno, e, então, ele desce e caminha em frente ao público que prende seus olhares no artista. A cada música que termina, os aplausos ficam mais altos e demorados. Então, o baile começa. O cantor convida todos a se levantarem e irem para frente dançar. Pessoas começam a cantar sua última música, Gota por Gota, tomando todos os espaços do Teatro Ouro Preto, no Centro de Convenções. 

“Já estive aqui outras vezes, durante o Festival de Inverno. Já estive ai assistindo a espetáculos maravilhosos. É uma honra estar aqui em cima, participando dessa festa linda. Senti a energia da plateia muito forte, foi incrível”, finaliza. Lineker se despede com o dever cumprido. Atende aos fãs de forma cativa. Assim, termina um ótimo espetáculo para o currículo de Ouro Preto.

 

Acompanhe aqui tudo sobre o Festival de Inverno 2016

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais