Ir para o conteúdo

Bom humor e nostalgia marcam abertura oficial do festival

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
Sec. de Cultura de Mariana, Efrahin Rocha, sec. de Est. da Cultura, Angelo Oswaldo, Reitora Cláudia Marliére, repres. Sesu-MEC, Mauro Rabelo, prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta e pró-reitor de Extensão, Marcos Knupp
TUM TUM TUM. TUM TUM TUM TUM: ZÉ PEREIRA! A batida marcada do Zé Pereira e o Club dos Lacaios, apresentada pela Trupe do Festival, foi a música escolhida para embalar o início da Solenidade de Abertura da edição 2017 do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, realizada neste sábado (8). 
 
A Solenidade aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP e deu início à abertura oficial do evento, que homenageia os 150 anos da agremiação carnavalesca. Na ocasião, estavam presentes autoridades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, do Ministério da Educação e das prefeituras de Mariana e Ouro Preto.
 
A reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére, destacou em sua fala a importância do Festival como lugar de promoção da cultura local. “O Festival provoca uma série de reflexões acerca da capacidade de transformação social por meio das manifestações culturais e nos leva a compreender a força de um movimento que existe desde 1967”, afirmou. 
 

abertura_do_festival_3.jpg

Iris Jesus
Secretário Angelo Oswaldo recebe homenagem da reitoria Cláudia Marliére
 
Na oportunidade, ela parabenizou o trabalho de toda a equipe envolvida na organização do evento e agradeceu a parceria com as prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. De acordo com ela, o apoio foi fundamental para a realização do evento, sobretudo frente às dificuldades financeiras e políticas que o Brasil enfrenta atualmente. 
 
O representante da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Prof. Mauro Luiz Rabelo, ressaltou a diversidade da programação escolhida que, segundo ele, traduz a riqueza das ações desenvolvidas na cidade durante o período do Festival, levando ao público a efervescência das atividades locais. 
 
De acordo com Mauro, ações como o Festival são importantes não apenas em âmbito local, mas também nacional. “Tenho a compreensão clara do papel que o Festival representa para a sociedade, para o desenvolvimento do país e dos nossos estudantes. O olhar da nossa Secretaria para a UFOP compreende o quanto este evento é importante, porque aqui a vida pulsa junto com esses artistas durante todos os dias de evento”, declarou.
 
50 ANOS - A comemoração de aniversário do Festival de Inverno também foi marcada na solenidade de abertura. A Trupe voltou ao palco narrando a história do festival a partir de uma linha do tempo. Cantigas, danças, trechos de música e interações com a plateia marcaram a apresentação dos artistas, provocando risos e nostalgia no público presente.
 
Em seguida, o Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, falou sobre os 50 anos do Festival de Inverno, contou histórias vivenciadas ao longo desse tempo e ressaltou a importância de comemorar essa data. “Entre idas e vindas, o Festival nunca perdeu a qualidade ao longo desses 50 anos. Ele procurou manter o mesmo estilo, a mesma programação, e a mesma meta de ser um grande momento de experimentação”, finalizou.
 
Na foto, da esquerda para a direita: sec. de Cultura de Mariana, Efrahin Rocha, sec. de Est. da Cultura, Angelo Oswaldo, Reitora Cláudia Marliére, repres. Sesu-MEC, Mauro Rabelo, prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta e pró-reitor de Extensão, Marcos Knupp.
 

Confira a programação completa do Festival de Inverno 2017 no site

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais