Ir para o conteúdo

Artesanato e cultura local ganham espaço em Feira no Festival de Inverno

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
Cultura e tradições populares são destaques na edição 2017 do Festival de Inverno. Os trabalhos de diversos artesãos e artistas estão reunidos na Feira de Tradições Populares, organizada com o objetivo de expor e valorizar o artesanato local. Os estandes reúnem trabalhos como bordado, estandarte, bijuteria, comida caseira, entre outros produtos artesanais.
 
De acordo com a artesã Márcia Almeida Niquini, da Associação de Senhoras Artesãs de Ouro Preto (ASA), a oportunidade de expor seu trabalho na Feira é muito boa. “Acho bacana participar do Festival, divulgar o nosso trabalho é maravilhoso. Nós produzimos muita coisa legal, e essa é uma boa possibilidade de mostrar o trabalho para as pessoas daqui e de fora”, afirma. 
 
A ASA é um grupo de 20 senhoras que realiza diferentes tipos de trabalho. Bordado em almofadas, bolsas e estandartes são os mais populares. As senhoras aprendem as técnicas e aprimoram seu trabalho, cada uma à sua maneira.
 
A comida caseira tipicamente mineira também marca presença na Feira. O grupo de artesanato “Mãos de Amarantina”, do distrito ouro-pretano de Amarantina, expõe os quitutes preparados para o público visitante. Pudim, pão de queijo, geleia, doce de leite e cocada estão entre as comidas do estande. De acordo com Ana de Sena, membro do grupo, a expectativa com a participação na Feira é boa. “Estamos muito felizes pelo convite e por estar aqui mostrando nossa variedade de produtos caseiros, esperamos que o público goste”, comenta.
 
A artesã Marília Scucato Machado Soares trouxe à Feira colares e pingentes de orgonite. Segundo ela, seus produtos são novidade no Brasil. “O orgonite é uma mistura de metal, resina e quartzo, que transforma energia negativa em positiva”, explica. Em entrevista, Marília também ressaltou a importância de ter a oportunidade de expor seu trabalho. “É muito bom para nós, artesãos locais, ter esse tipo de visibilidade”, completa.
 
MOVIMENTO - Além dos produtos locais, a Feira também contará com a participação especial do Projeto FIOTIM - O Museu em Movimento, de Jorge Fonseca. O projeto é um museu de arte itinerante, que viaja pelo Brasil, aportando em praças e áreas públicas, fazendo uma releitura bem humorada do Museu Inhotim. O artista passou a integrar a Feira nesta semana. 
 
O ateliê, criado especialmente para o Festival, permanecerá aberto diariamente, das 13h às 19h30, no Salão Diamantina do Centro de Artes e Convenções da UFOP, até 23 de julho.

Veja também

19 Maio 2025

Aberto edital de seleção de bolsista para atuar na produção do Festival de Inverno Universitário (FIU) em Ouro Preto, Mariana...

Leia mais

8 Maio 2025

O Festival de Inverno Universitário da UFOP, o Festival de Inverno da UFMG e o Inverno Cultural da UFSJ abrem...

Leia mais

10 Fevereiro 2025

Samba: o transbordar do terreiro" foi realizado no sábado (8) pelo PET Conexões de Saberes, um programa interdisciplinar que integra...

Leia mais

19 Dezembro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria de Cultura (CCULT),...

Leia mais