Ir para o conteúdo

André Trigueiro realiza palestras com temáticas de dois dos seus livros publicados

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Site Festival de Inverno
O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da TV Globo e da Globo News e autor de vários livros, entre eles "Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo" e "Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável". 
 
A primeira palestra foi na noite de quarta (26), com abordagem sobre saúde mental e acolhimento. Assista à gravação:
 
 
Na segunda palestra, realizada na manhã de quinta (27), foram levantadas questões e soluções relacionadas aos problemas ambientais no Brasil e no mundo. O jornalista falou da importância do cumprimento do Acordo de Paris, assinado por 196 países, que possui o objetivo central de reduzir a emissão dos gases do efeito estufa e fortalecer o desenvolvimento sustentável. Abordou, ainda, o assunto do degelo marinho recorde na Antártida e alertou para a importância do gelo daquela região, que reflete a quantidade certa de energia solar de volta ao espaço para não aquecer a Terra. Também alertou sobre a guerra dos combustíveis fósseis que contribuem com a emissão de gases poluentes na atmosfera. 
 
Trigueiro ainda comentou sobre os malefícios dos lixões a céu aberto, responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, um deles o metano (CH4), e sobre a necessidade de mudança para aterros sanitários controlados e estruturados. Além disso, traçou um panorama do cenário dos catadores de lixo do Brasil, que ficam expostos à contaminação e muitas vezes trabalham de forma indigna. Trigueiro citou a importância de haver mais entidades como as Cáritas, que assessoram grupos informais na formação de cooperativas e associações, como a dos catadores de materiais recicláveis, a fim de valorizar esses sujeitos.
 
Quando perguntado sobre formas alternativas de energia para abandonar o fóssil, frisou que "o Brasil é uma potência na produção de energia eólica", já que, desde 2021, o país ocupa a sexta posição no ranking mundial em capacidade instalada de energia eólica. Já em energia solar, este ano é o primeiro em que o país figura entre os dez maiores produtores, ocupando a oitava posição.
 
Para o mundo caminhar em direção à sustentabilidade, André destacou a urgência de mudanças no sistema que considera "falido" por causa da degradação e destruição das riquezas naturais. "Todos sabem que não é simples reformular toda a cultura do consumismo visando o lucro acima de tudo. Há caminhos. O investimento em estudos, pesquisas, universidades e nos jovens,  portas de entrada para que humano e natureza possam coexistir de forma harmônica", assinalou. 
 
Assista à segunda palestra: 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais

25 Julho 2023

Chegando próximo ao fim do Festival de Inverno UFOP, continuam abertas ao público três exposições artísticas. "Casa Própria", do artista...

Leia mais