Ir para o conteúdo

Universidade participa da 15ª CineOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) vai ter a participação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em sua programação, que é totalmente on-line e gratuita. O evento tem início hoje (3) e vai até a próxima segunda (7).
 
A UFOP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), é parceira do evento e marca sua participação através da TV UFOP, com transmissão de filmes da programação, pré-estreia de uma nova série e debate sobre seu acervo.

EXIBIÇÃO - Uma série de curta-metragens brasileiros realizados em universidades, escolas de cinema ou núcleos de formação em audiovisual serão apresentados exclusivamente na TV UFOP. As obras integram a Mostra Contemporânea do CineOP.

Para o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, a inserção da UFOP como participante ativa desta edição da Mostra valoriza o trabalho realizado pela emissora. "Somos parceiros da Mostra há anos, mas, com a exibição de uma parte da programação na emissora da Universidade, fortalecemos esse trabalho feito em conjunto com os realizadores do evento, que já é tradicional na cidade".

A programação conta com sete filmes, que serão incluídos na programação da TV entre amanhã (4) e segunda (7), sempre às 9h e às 21h. A TV pode ser assistida pela web e pela Valenet em cerca de 70 cidades do interior de Minas Gerais.

Confira mais informações e as sinopses dos filmes. 
 
EDUCAR - A nova série Educar vai ter a pré-estreia de dois dos seus episódios na 15º edição do CineOP, dentro da Mostra Valores. Os episódios apresentados são intitulados "1. Educar…" e "2. Educar!". A estreia pública dos novos episódios está prevista para 2021. 

A produção tem o objetivo de discutir a educação e os processos de ensino-aprendizagem envolvidos nos âmbitos escolares, do ensino fundamental à universidade. A produção possui sete episódios, cada um com sete minutos de duração, e traz depoimentos de cinco entrevistados, que falam sobre suas práticas, seus olhares e suas vivências desenvolvidas no ambiente escolar.

O coordenador de criação e conteúdo da TV UFOP e um dos diretores da produção, Du Sarto, acrescenta que "a série apresenta de forma documental depoimentos de educadores que são referências nacionais, internacionais e também regionais, e tem como objetivo provocar discussões acerca da experiência do que seria o ato de educar e trazer a reflexão de suas mais diversas formas e possibilidades", comenta.

Um dos idealizadores e consultor da série, Arthur Medrado, destaca que "Educar é uma série que explora de maneira abrangente os temas: educar: quem? como? onde? quando? e por quê? Além disso, o programa tem um forte potencial pedagógico e esperamos que ele sirva de inspiração na tarefa ética de educar", relata.
 
Os dois primeiros episódios ficam disponíveis na página do CineOP entre sexta (4) e segunda (7). Para assisti-los é necessário se cadastrar na página. 
 
DEBATE - O professor do Departamento de Jornalismo da UFOP Adriano Medeiros vai participar da mesa "A preservação na televisão brasileira: desafios e acesso". Também discutem o tema Luciana Savaget, jornalista da Globonews; Paula Saldanha, jornalista, ambientalista e presidente do Instituto Paula Saldanha; e Zico Goes, diretor de Desenvolvimento dos Canais FOX.

O objetivo é falar sobre como as emissoras de televisão do país vêm gerenciando seus acervos e como a preservação, em seus diferentes níveis, participam do fluxo de trabalho dessas empresas.

Adriano, que representa a UFOP, é o único que fala sobre o trabalho realizado por uma TV Universitária. Para ele, a inclusão da emissora da UFOP nessa abertura "simboliza o entendimento do papel fundamental das nossas emissoras de TV públicas e educativas que continuam bravamente resistindo na constituição de uma programação que luta pela independência editorial, pluralidade de conteúdos e vozes, interesse público e pelo estímulo às inovações e ao experimentalismo".
 
A mesa vai ser na sexta (4), a partir das 16h. 
 
ABERTURA - A abertura do evento vai ser hoje (3), a partir das 20h, com um debate que traz o tema "Cinema de todas as telas" e trata da televisão, que completa 70 anos em 2020. Participam Ailton Krenak, líder indígena, escritor e filósofo mineiro, e Tadeu Jungle, roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual. A discussão será mediada pelos curadores da Mostra Clarisse Alvarenga e Francis Vogner dos Reis.


A partir das 21h30, Tulio Mourão e Titane convidam Maurício Tizumba para uma homenagem aos 35 anos da Rede Minas.


 
Confira a programação completa no site.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais