Ir para o conteúdo

Reportagens sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto vence Prêmio Copasa de Jornalismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
Carolina, uma jovem branca de cabelos escuros compridos, segura o prêmio, que é um troféu azul
Uma reportagem e uma fotorreportagem sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto produzida por uma aluna da Universidade Federal de Ouro Preto foram premiadas no Prêmio Copasa de Jornalismo. Carolina Costa, aluna do curso de Jornalismo, foi a única estudante de instituição federal e a única vinda de um curso do interior, fora da capital, a estar entre as melhores desta edição.
 
A premiação foi criada para reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos que abordam o saneamento básico em Minas Gerais. A iniciativa abrange a cobertura do tratamento e distribuição de água potável, assim como a coleta e tratamento de esgoto.
 
Responsável por ambas as produções, Carolina conta que ao saber da premiação buscou entender os assuntos acerca do saneamento básico a que as pessoas gostariam de dar visibilidade. A partir disso, encontrou um artigo produzido pelos professores da UFOP Alberto Fonseca e José Francisco sobre a estação de tratamento de esgoto do Beco da Mãe Chica, a primeira da cidade de Ouro Preto. 
 
Durante o processo de apuração, a estudante fez uma visita ao local para entender os problemas e a realidade dos moradores da região. Ela foi orientada pelos professores Daniel Macedo e Cleber Lambert, do Departamento de Jornalismo da UFOP.
 
PAIXÃO PELA REPORTAGEM - Carolina relata como foi o processo de produção e a sensação de vencer o prêmio. "Desde que comecei a cursar Jornalismo me brilhavam os olhos todas as chances de apresentar o meu trabalho para um público maior. Minha intenção não era apenas produzir uma matéria para concorrer a um prêmio, era dar voz às pessoas daquela região e contribuir para que um público maior pudesse ser informado", contou, acrescentando que queria chamar atenção para o abandono do local e a urgência da situação. "O jornalismo que desejo fazer conversa com o público, dá visibilidade para pautas sociais e gera impacto. A sensação é de muita alegria, é um sonho realizado e uma conquista enorme na minha trajetória profissional", completou.
 
O professor Daniel ressalta a importância de trabalhos como esse para a Universidade: "Além da importância da pauta tratada, a premiação das produções feitas no curso de Jornalismo destacam a qualidade do percurso formativo ofertado pela UFOP. Tenho muito orgulho de contribuir com isso. São reportagens como essa da Carol e como tantas outras de um curso tão premiado que nos ajudam a reconhecer que nossas produções impactam não apenas nossos leitores em Mariana, mas alcançam boas repercussões que resultam em reconhecimento público."

Veja também

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais

26 Novembro 2025

A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da...

Leia mais

18 Novembro 2025

O projeto de extensão Cine Faísca, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mineração do Outro, reuniu estudantes, pesquisadores...

Leia mais

7 Novembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto participa, por meio do Departamento de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Deabi) e do...

Leia mais