Ir para o conteúdo

Projetos valorizam memória e tradições de Antônio Pereira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Imagem mostra dez pessoas, composto por nove mulheres e um homens, em uma sala com paredes de azulejos brancos.Todos usando camisetas brancas com o logotipo “NEPAN” no peito. Na frente, quatro mulheres estão sentadas e os demais em pé, e visível uma mesa.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com o programa de pesquisa e extensão “De Mãos Dadas com Antônio Pereira”, lançou o livro Quitandas & Quitandeiras, que homenageia a força, a tradição e o espírito empreendedor das mulheres do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A obra reúne receitas e memórias que preservam a identidade cultural e evidenciam o protagonismo feminino na região.
 
Resultado da parceria entre a UFOP, o IFMG – Campus Ouro Preto, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o livro surgiu de oficinas e encontros que celebraram os saberes e sabores transmitidos entre gerações. Além de receitas tradicionais, como biscoitos, pães, bolos e doces, a publicação apresenta histórias de vida, superação e pertencimento, valorizando o papel das mulheres na economia local.
 
A publicação evidencia a importância do empreendedorismo feminino na comunidade, destacando a produção de quitandas como forma de autonomia e de preservação da identidade cultural.
 
O livro está disponível gratuitamente em formato digital.
 
 Projeto também lança guia histórico e afetivo do distrito: Além do livro, o programa lançou o Guia Histórico, Ambiental e Afetivo do distrito de Antônio Pereira. O guia foi elaborado a partir do projeto de pesquisa e extensão De Mãos Dadas com Antônio Pereira: acolhimento e empoderamento dos moradores e concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do distrito de Antônio Pereira, em parceria com a UFOP, o IFMG – Campus Ouro Preto, a UFV e a Fapemig. 
 
O guia destaca a valorização da memória dos moradores, do patrimônio afetivo e da história local, preservando tradições, costumes e lutas da comunidade.  A iniciativa reforça o compromisso da UFOP com a extensão universitária, promovendo a troca de conhecimentos e preservando o patrimônio imaterial da região.
 
 A obra está disponível para download gratuito.
 
 
 
 

 

Veja também

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais

28 Novembro 2025

Uma reportagem e uma fotorreportagem sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto produzida por uma aluna...

Leia mais

26 Novembro 2025

A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da...

Leia mais

18 Novembro 2025

O projeto de extensão Cine Faísca, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mineração do Outro, reuniu estudantes, pesquisadores...

Leia mais