Ir para o conteúdo

Projetos de extensão da UFOP visitam Amarantina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vanessa Oliveira
A parceria entre a UFOP e a Câmara Municipal continua e terá, até o fim do ano, ações que levam serviços, diversão e informação para os distritos da cidade. Desde o início do programa, cinco projetos de extensão realizam atividades orientativas e lúdicas com crianças e adultos presentes nos eventos: "Universidade das Crianças"; "Mais Saúde - Campanha de prevenção ao câncer"; "Fios de Solidariedade"; "Ações educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência"; e "Ações educativas do enfrentamento à dengue".
 
Desta vez, os participantes do programa "Ações educativas do enfrentamento à dengue" levaram uma novidade à Amarantina, o distrito visitado pela equipe nesta segunda (30). Recentemente os bolsistas, juntamente com a professora de microbiologia e coordenadora da iniciativa, Maria Célia Lanna, criaram uma armadilha para capturar os vetores da doença com o intuito de identificar os potenciais locais de surto da dengue. 
 

dengue.jpg

Vanessa Oliveira
Kit de combate ao mosquito Aedes
 
A armadilha, que já está sendo usada em algumas escolas na cidade de João Monlevade, funciona de forma bem simples: alguns grãos de arroz e um pouco de água são colocados dentro do recipiente criado e deixados em um local aberto. Em seguida, caso haja realmente focos de dengue, as fêmeas do Aedes aegypti depositam seus ovos no papel cartão fixado na borda. Com essa amostra, é feita a contagem dos ovos deixados. 
 
A professora informa que "atualmente o Brasil está vivenciando um surto gigantesco de dengue, inclusive aqui em Mariana, bem próximo a Ouro Preto. Então em função desse novo surto, nós do programa estamos realizando um reforço das atividades educativas de combate ao mosquito". 
 
Quem levou muita diversão para o evento de Amarantina foram os alunos do projeto "Aerodance: dança para todos". Com coreografias de vários hits atuais, Raylson Faustino e Maria Eduarda Paixão agitaram a Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo. 
 
A próxima ação da Câmara Itinerante acontecerá no distrito de Lavras Novas, em 21 de junho, levando serviços gratuitos para a população, com o apoio da UFOP.
 
Confira as datas do programa. 
 
 

3.jpg

Vanessa Oliveira
Os alunos Maria Eduarda Paixão e Raylson Faustino ensinam coreografia
 
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais