Ir para o conteúdo

Projeto História da Ciência em Quadrinhos inicia campanha de financiamento coletivo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O projeto, liderado  pelos professores Sávio Corrêa (DECEA) e Tiago Lima (DECSI), tem como objetivo elaborar recursos didáticos voltados para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela Ciência. Para isso, o projeto criou um livro, em formato de história em quadrinhos, que conta a história de Izzy e Lis, jovens cientistas que criam uma máquina do tempo e se encontram com cientistas famosos da história, como Galileu Galilei e Isaac Newton.

Segundo o professor Tiago, espera-se que a narrativa lúdica e de linguagem simples de HQ possa ser utilizada como recurso didático complementar. "Em um primeiro momento, a HQ pode ser utilizada como uma forma de atrair o interesse de crianças e jovens pela leitura, e por assuntos relacionados às ciências. Professores podem usar os conteúdos abordados nas histórias como uma ponte para outros recursos e materiais. Futuramente, disponibilizaremos materiais de apoio ao professor, com orientações para aulas e atividades", complementa. Ele ainda acrescenta que o processo criativo é realizado por toda a equipe do projeto, composta por alunos e professores do ICEA, em João Monlevade. "Essa tem sido uma experiência fantástica para todos nós, e será ainda mais gratificante quando os livros chegarem às bibliotecas das escolas, quando tivermos o feedback dos alunos e professores. Por isso é fundamental conseguir apoio do maior número possível de pessoas".

LANÇAMENTO - A campanha de lançamento do projeto inclui um desafio (com premiação para os vencedores) e a realização de um financiamento coletivo, uma “vaquinha virtual”, para conseguir captar os recursos necessários para impressão da primeira tiragem do livro. Com pacotes a partir de R$ 10, é possível adquirir a HQ e apoiar a meta do projeto de doar livros para escolas.
 
Para participar do desafio, basta clicar aquie, para conhecer melhor o projeto e doar, clique aqui.
 
O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS), por professores e alunos da UFOP. A equipe inclui também os alunos Breno Barbosa, Camila Araújo, Josiane Ferreira, Larissa Perdigão.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais