Projeto de extensão da UFOP e empresa Synergia Socioambiental inauguram as obras da cozinha industrial em Cafundão
Pedro Vieira
Criado por Regiane Barbosa em qui, 15/08/2024 - 15:32 | Editado por Regiane Barbosa há 4 meses.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do projeto de extensão "Alimentando o futuro: geração de trabalho e renda para mulheres da comunidade de Cafundão a partir da produção e da comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis", juntamente com a Synergia Socioambiental, financiadora o projeto, deu início às obras da cozinha industrial de Cafundão, subdistrito de Mariana. O objetivo é melhorar as condições de vida das famílias locais. O novo espaço será utilizado para a produção de doces, biscoitos e outros produtos agroecológicos desenvolvidos com base em receitas tradicionais que serão comercializados pela população.
A coordenadora do projeto, Marisa Singulano, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFOP, explica que o projeto de extensão já atua em parceria com a comunidade de Cafundão há dez anos no desenvolvimento deste e de outros projetos extensionistas voltados para a economia popular, como o Circula Agricultura, que realizava as feiras agroecológicas dentro dos campi da UFOP.
De acordo com Marisa, a construção da cozinha vai beneficiar diretamente mais de 70 famílias da comunidade. Além disso, o Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Desenvolvimento Econômico e Social (Nupedes) da UFOP já ofertou cursos com temas como boas práticas em manipulação de alimentos e gestão de pequenos negócios e pretende oferecer outras capacitações, como rotulagem e embalagem de alimentos, para que, após a concretização do projeto, as famílias atendidas possam caminhar de forma autônoma.
Membros do projeto de extensão da UFOP participam da inauguração do início das obras da cozinha industrial
Para ela, desenvolver atividades como essa tem um impacto positivo para a Universidade: "O projeto é importante para o trabalho extensionista da UFOP, que estabelece essa parceria com as comunidades locais". O fato de Cafundão ser um assentamento de reforma agrária, em espeial, "é importante para o propósito social da Instituição", acrescenta.
A Synergia Socioambiental, que financia a construção da cozinha, é uma empresa de consultoria que oferece soluções em gestão de crises e desenvolvimento social para os setores público e privado em diversos segmentos. Alexandre Araújo Pinho, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa, explica que a cozinha impulsionará a geração de trabalho e renda da comunidade: "O impacto será positivo na qualidade de vida das famílias. Nós da Synergia temos um compromisso de fortalecer os trabalhos dos territórios onde atuamos, sempre focados em projetos que tenham um propósito social, como é o de Cafundão. Acreditamos que esse projeto junto com a UFOP resultará em grandes conquistas".
O projeto é um sonho antigo de toda a comunidade. A Associação de Cooperação Agrícola do local luta há anos para um espaço adequado e equipado para desenvolver seus trabalhos.
"Estamos lutando por essa conquista há anos e agora é realidade, estamos muito felizes", comemora Regiane Aparecida de Lana Fonseca, ex-presidente da Associação. Ela também revela as expectativas para os trabalhos, previstos para o início de 2025, após a conclusão das obras: "Estamos ansiosos para começar a trabalhar e ensinar as crianças e jovens o nosso ofício. Agradeço à UFOP por incentivar e aprimorar nosso sonho e à Synergia por acreditar em nós e financiar a construção do espaço".
Confira a reportagem completa realizada pela TV UFOP: