Ir para o conteúdo

Projeto da Escola de Educação Física mantém população da terceira idade ativa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Durante a pandemia do novo coronavírus, especialistas das diversas áreas da saúde alertam para a importância da atividade física no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças crônicas, como as do coração, osteoporose e diabetes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de intensidade elevada, semanalmente, para quem tem entre 18 a 64 anos. 

Para quem está acima dos 60 anos, entretanto, a prática segura dessas atividades exige maior cuidado e orientação profissional. Tendo isso em vista, os professores da Escola de Educação Física da UFOP Daniel Coelho e Emerson Cruz coordenam o projeto de extensão Exercício Resistido para Idosos e Síndrome Metabólica, que tem por objetivo a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população ouro-pretana na terceira idade. 

Com a paralisação parcial das atividades acadêmicas devido à pandemia e respeitando as recomendações de isolamento social, os bolsistas adaptaram as ações do projeto para que os participantes continuem se exercitando, sempre em casa. A cada quinze dias, todos recebem um programa de atividades físicas, que são publicados em vídeo nas páginas oficiais do projeto no youtube e instagramcom sugestões de exercícios de alongamento, de musculação e aeróbicos. A cada novo programa a complexidade dos exercícios aumenta, sempre respeitando as limitações relatadas por cada um. 

Além do envio dos programas, os bolsistas também respondem dúvidas sobre a execução correta dos exercícios enviadas pelos participantes por um aplicativo de mensagens instantâneas. "Esse feedback é importante, pois podemos dar continuidade na progressão dos exercícios, além de termos a certeza de que a nova proposta mantém o engajamento de quem treinava com a gente na Escola de Educação Física antes da pandemia", diz Paulo Victor de Assis Braga, estudante do curso de Educação Física e bolsista do projeto.

O PROJETO – Em tempos menos atípicos, as atividades do projeto acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 7h30 e 10h, sempre em duas turmas, cada uma com aproximadamente 25 participantes, no laboratório de musculação da Escola de Educação Física da UFOP. O projeto integra as ações do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais