Ir para o conteúdo

Projeto Cinema com a Escola exibe filmes para alunos da rede municipal de ensino

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Flávio Reis
Grupo de crianças e adultos posa sorrindo em auditório diante de telão com o logotipo “Cine na Rua – Cinema gratuito em Ouro Preto”. As crianças vestem camisetas azuis e brancas, e estão acompanhadas por educadores e organizadores do evento.
As turmas do 2º ao 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira, de Ouro Preto, participaram do projeto Cinema com a Escola, promovido pela Coordenadoria de Cultura da Proex, na tarde de terça-feira (30). A ação, coordenada pela servidora Lâne Mabel Soares, tem como objetivo aproximar crianças do universo da arte, da educação e da cultura por meio da linguagem cinematográfica.
 
Durante a visita à Universidade, os estudantes assistiram ao filme "Divertida Mente 2", continuação da animação de 2015. A história acompanha Riley, agora adolescente, nos novos desafios e mudanças que enfrenta em sua vida, enquanto suas emoções, representadas como personagens, tentam manter o equilíbrio em sua mente.
 
Lâne destaca a importância da ação para reforçar o papel do cinema na educação. "O cinema é uma ferramenta educativa muito potente, que estimula a reflexão e nossa capacidade crítica e construtiva da sociedade, além de facilitar a compreensão de temas muitas vezes complexos, e nos apresenta o mundo através da tela. É impossível sair de uma sessão de cinema sem ser tocado por algum detalhe", comentou.
 
ALÉM DA SALA DE AULA - Segundo Maria Ester Pereira, professora do 2º ano da escola, a experiência proporcionada pela UFOP amplia as possibilidades de aprendizado dos alunos. "É uma aula diferente para nossas crianças. Elas saem da sala de aula e vêm para outro espaço, um ambiente educacional onde podemos trabalhar vários aspectos. As crianças amaram o filme e esse contato com novos lugares é muito significativo para nós", destacou.
 
O aluno do 4º ano David Augusto, de 10 anos, também compartilhou sua experiência: "Foi muito legal sair da escola para assistir ao filme e aprender mais. Eu nunca tinha ido ao cinema e nem entrado na UFOP, então fiquei muito feliz de ter tido essas duas oportunidades."
 
A ação segue com a participação de outras escolas de Ouro Preto, com exibição de filmes e documentários no auditório do Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP, durante as duas primeiras semanas de outubro. 

Veja também

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais

28 Novembro 2025

Uma reportagem e uma fotorreportagem sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto produzida por uma aluna...

Leia mais

26 Novembro 2025

A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da...

Leia mais

18 Novembro 2025

O projeto de extensão Cine Faísca, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mineração do Outro, reuniu estudantes, pesquisadores...

Leia mais