Ir para o conteúdo

Professores da UFOP ofertam curso de fabricação de sabão artesanal

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O projeto é realizado em parceria com a Unesco. O curso "Fabricação do sabão artesanal: proteção dos recursos hídricos e auxílio no combate à pandemia da Covid-19" será disponibilizado em um canal do YouTube de forma totalmente gratuita.
 
O sabão artesanal será feito a partir de óleo usado e o curso vai incluir noções de sustentabilidade e empreendedorismo. Também serão oferecidas dicas de como vender os produtos, além de noções de higiene, preservação do meio ambiente e manuseio correto da água em casa. 
 
A professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental, Vera Guarda, uma das idealizadoras do projeto, explica a relevância da iniciativa: "No âmbito da saúde e higiene, auxiliará na diminuição da expansão da Covid-19. No tocante à sustentabilidade, ainda ajudará a proteger nossos corpos de água dos impactos negativos do óleo".
 
Os primeiros vídeos já estão disponíveis e o curso oferece certificado. Confira o vídeo de apresentação. Mais informações pelo e-mail: cursosabao@gmail.com.
 
A IDEIA - A ação, que faz parte do Programa "100 horas para Senhoras" vinculado ao Núcleo da Cátedra da Unesco, já foi oferecido como um curso de extensão. "Devido à condição de pandemia da Covid-19 e ao papel do sabão na sua prevenção, o Programa Hidrológico Internacional (PHI) para América Latina e Caribe nos convidou a oferecer esse curso para comunidades vulneráveis em todo o continente", conta Vera. Pensando em aumentar o alcance da ação, tanto no Brasil quanto nos países da América Latina, os professores envolvidos decidiram disponibilizar gratuitamente as aulas no YouTube.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais